Neste sábado (06) foi lançado na cidade de Ipirá o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que será desenvolvido através da parceria entre o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe e a prefeitura de Ipirá.

Durante a atividade que aconteceu em meio a um leilão de animais, foram apresentadas as ações que serão desenvolvidas através do SIM que pretende regularizar a fabricação de produtos de origem animal e legalizar os pequenos empreendimentos, principalmente os laticínios e alguns abatedouros clandestinos nos 16 municípios do Território Bacia do Jacuípe.

Segundo o secretário executivo do Consórcio Valcyr Rios, a instituição irá desenvolver ações voltadas para a orientação dos pequenos empreendedores em espacial nas áreas burocráticas.

“A nossa equipe fez um levantamento prévio e cadastrou 146 produtores trabalhando com produtos de origem animal e que são tratados como clandestinos. Um absurdo, muitas vezes perseguidos de forma injusta, a nossa ideia é diferente de outros órgãos, pois nós seremos um órgão de orientação para criar todas as condições para que os produtores possam de fato fazer dos seus empreendimentos, locais de produção com qualidade, porque nós já sabemos produzir, o que vamos fazer é desbravar a burocracia da legislação brasileira que as vezes acaba travando a produção nesse país.” Disse Valcyr.

A iniciativa irá beneficiar empreendedores como o de Ednaldo Lima, proprietário de um pequeno laticínio que tem como principal produto o iogurte. O seu estabelecimento será o primeiro a ser acompanhado pela equipe do Consórcio Jacuípe no Território, e para ele a regularização significa a possiblidade de crescimento.

“Eu sonhei tanto com isso, pois não tinha condições de fazer a regularização através da ADAB, mas agora com o Selo de Inspeção Municipal eu vou tá legalizado dentro do meu município e a partir daí vou me organizar, melhorar minha estrutura para que possa também depois migrar para o SUASA e poder comercializar para todo estado e para o país inteiro.” Afirmou Ednaldo.

A implantação do SIM, consiste no fornecimento de serviços de consultoria, montagem da estrutura física e logística desde a regularização até a adesão ao SUASA (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária). O Serviço de Inspeção Municipal pretende promover além da formalização das agroindústrias, a valorização e a melhoria da qualidade dos produtos, possibilitando a ampliação do mercado por meio da comercialização em padarias, mercearias e supermercados locais ou da região, além da venda direta ao consumidor.

ASCOM Consórcio Jacuípe