Copa do Mundo: representante da América do Sul enfrentará seleção da Ásia na repescagem

No mesmo dia em que definiu os confrontos das seleções europeias que ainda brigam por vaga na Copa do Mundo de 2022, no Catar, a Fifa também realizou o sorteio da repescagem continental, com jogos que serão realizados nos dias 13 e 14 de junho do ano que vem.

Houve mudança no formato. Seguem sendo quatro países disputando duas vagas, mas não haverá mais os tradicionais jogos de ida e volta. Os representantes de América do Sul, América Central e do Norte, Ásia e Oceania se enfrentarão em partidas únicas em um campo neutro, justamente no país-sede.

O Peru atualmente ocupa a quinta posição nas eliminatórias da Conmebol, que tem apenas dois representantes já garantidos: Brasil e Argentina. No momento, Equador e Colômbia estão dentro do grupo que avança direto, mas Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai também estão vivos na disputa.

Nas eliminatórias asiáticas, os terceiros colocados dos grupos da terceira fase ainda se enfrentam para saber quem vai disputar a repescagem. Hoje, esse confronto seria entre Emirados Árabes (grupo A) e Austrália (grupo B). Estariam classificadas de forma direta Irã, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Japão, mas ainda restam quatro rodadas.

Pela Concacaf, a seleção do Panamá, quarta colocada, hoje estaria na repescagem. Estreante em 2018, o país possui a mesma pontuação do México, mas leva desvantagem nos critérios de desempate. Canadá e Estados Unidos ocupam as primeiras posições. Costa Rica, Jamaica, El Salvador e Honduras possuem chances remotas a seis rodadas do fim da disputa.

Por Redação do ge — Foto: SEBASTIAN CASTANEDA / AFP