sábado, maio 18, 2024

Crea-BA anuncia engenheira eletricista para liderar o Programa Jovem Engenheiro

Na busca pela igualdade de gênero e o fortalecimento da engenharia na Bahia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) anunciou a homologação da Comissão Temática Programa Jovem Engenheiro. A iniciativa, além de marcar avanço significativo na promoção da participação feminina no campo da engenharia, sobretudo em espaços de tomada de decisão e cargos de chefia, visa também proporcionar orientação e desenvolvimento profissional aos engenheiros em início de carreira.

À frente da comissão está a engenheira eletricista Emily Martins de Oliveira. Segundo a nova coordenadora, o principal desafio deste ano para a coordenação do Programa Jovem Engenheiro é estreitar os laços com os recém-formados: “Iremos começar com ações principalmente na região de Salvador e Feira de Santana. Temos por objetivo este ano atingir ao máximo o nosso público-alvo para garantir que a nossa missão, de auxiliar a entrada no mercado dos novos profissionais, seja alcançada com sucesso. Para isso, agora em abril vamos fazer uma reunião de alinhamento de ações e eventos para o ano e em breve iremos divulgar datas e eventos para convidá-los!”

Com base na experiência de quem coordenou o programa no ano passado, o  engenheiro civil Caio Amaral compartilha suas perspectivas sobre os desafios e oportunidades. “Durante o mandato como coordenador tive como principal desafio estruturar e instalar o programa, e nesse momento pude com os demais conselheiros perceber a importância da criação dessa iniciativa com foco em ser um ponto de apoio aos profissionais que estão desenvolvendo suas carreiras, sobretudo aqueles que estão iniciando a sua carreira profissional. Assim, iremos criar uma rede de apoio sólida que os ajude a enfrentar os desafios do mercado e a desenvolver seu potencial pleno”, frisou o engenheiro.

A Comissão, composta por profissionais de diferentes especialidades, reflete a diversidade e expertise presente na comunidade de engenheiros da Bahia. Marcos da Silva, especializado em Pesca, Caio Amaral e Maira Rodrigues, ambos da área Civil, e Maurício Rosa Santos, com expertise em Eletricidade e Segurança do Trabalho, trazem consigo uma riqueza de experiências e conhecimentos que serão fundamentais para orientar os jovens profissionais em suas respectivas áreas de atuação.

O anúncio da nova coordenadora neste mês, dedicado à luta por igualdade de gênero, ressalta o compromisso do Crea-BA em promover a equidade e empoderamento das mulheres na engenharia. “Acreditamos na importância de criar um ambiente inclusivo e igualitário, onde todos os profissionais tenham oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento”, destaca Joseval Carqueija, presidente do Crea-BA.

O Crea-BA parabeniza os membros desta Comissão Temática e reitera seu compromisso em apoiar iniciativas que fortaleçam e promovam o desenvolvimento da engenharia no estado, em todas as suas vertentes. Para mais informações e colaboração com a Comissão, os interessados podem entrar em contato através dos canais oficiais do Crea-BA.

Sobre o Programa Jovem Engenheiro:

É uma iniciativa dedicada a fornecer suporte e orientação para engenheiros em início de carreira, visando prepará-los para os desafios do mercado e promover seu desenvolvimento profissional. Através de diversas ações e eventos, o programa busca criar oportunidades de networking, capacitação e crescimento para os jovens profissionais, contribuindo assim para o fortalecimento da engenharia na Bahia e além.

Sobre o Crea-BA:

O Crea oferece serviços como registros, vistos e a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A ART é um documento essencial para identificar os responsáveis técnicos nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências e Urbanismo. Trata-se de um instrumento legal vital tanto para prestadores de serviços quanto para contratantes, permitindo a identificação da autoria, estabelecimento de regras contratuais e contribuição para a formação do Acervo Técnico Profissional.

Mais informações: www.creaba.org.br

recentes