A manhã deste domingo(13), entrou para a história da Seleção Feminina de Baixa Grande. Com uma virada emocionante sobre a forte equipe de Capim Grosso, as atletas conquistaram, de forma inédita, o título da 5ª Edição da Copa Jacuípe de Futebol Feminino.
A campanha vitoriosa começou no dia 16 de fevereiro e foi marcada por evolução constante. Em sete jogos antes da final, Baixa Grande somou 4 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota. Do outro lado, a adversária Capim Grosso vinha embalada, com retrospecto de campeã em 2022 e 2024 e invicta na fase classificatória, com 6 vitórias e 1 empate.
A final, disputada em jogo único na Arena da Associação, em Várzea da Roça, começou intensa. Com apenas 50 segundos, Carol (camisa 6) abriu o placar para Capim Grosso. Aos 14 minutos, Naila (11) empatou para Baixa Grande. O jogo seguiu equilibrado, com mais um gol para cada lado – Capim Grosso com a camisa 10, e Baixa Grande com Fabiana Cerqueira (10), que marcou seu primeiro gol na competição.
O segundo tempo começou tão movimentado quanto o primeiro. Logo no primeiro minuto, a camisa 9 de Capim Grosso fez o 3º gol, desta vez em cobrança de falta. Mas Baixa Grande não se abalou. Novamente Naila brilhou e empatou o jogo em 3 a 3. Quando tudo indicava decisão por pênaltis, Nicole (13) acertou um chute certeiro em cobrança de falta, selando a virada heroica: 4 a 3.
A vitória foi muito celebrada, especialmente por representar um marco na história do futebol feminino de Baixa Grande. Em edições anteriores, a equipe sequer havia passado da fase de grupos.
Autoridades como o prefeito Canário, o presidente da Câmara, Negão do Lasca Gato, a secretária de Educação, Aiane Bastos, e o diretor do DECEL, Ramon Rios, estiveram presentes e celebraram a conquista. Também marcou presença o prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios. Danilo “Delicinha”, prefeito de Várzea da Roça, também estava presente recepcionando as equipes e autoridades dos dois municípios visitantes.
Ao retornarem à cidade, as campeãs foram recebidas com festa, fogos de artifício e carreata pelas ruas, ao som de paredões, em uma comemoração que simbolizou o orgulho e a alegria de toda população de Baixa Grande.
Por: Ediomário Catureba