Defesa consegue no STJ liberdade para motorista de aplicativo

118

Há nove meses preso no Conjunto Penal de Feira de Santana, o motorista de aplicativo Jefferson Bento Santana, deverá estar em liberdade no máximo até amanhã (21). É o que informa o advogado constituído para sua defesa, Marcos Silva.

Ele informou que entrou com um pedido de liminar para a liberdade do cliente no Superior Tribunal de Justiça (STJ), conseguiu que ele fosse aprovado e aguarda a 3ª Vara Criminal de Feira de Santana expedir o pedido de soltura.

Jefferson está preso acusado de praticar assaltos com outros dois homens e de acordo com o advogado, ele é inocente. Marcos ressalta que a perícia feita pela Polícia Civil no celular do motorista de aplicativo aponta que ele não tem nenhum tipo de vínculo com os assaltantes e nem participação nos crimes. Segundo os familiares, ele foi obrigado pelos criminosos a conduzir o veículo enquanto eles praticavam os assaltos.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

“Desde o dia 8 de junho, quando chegaram os dados da perícia do celular que evidenciaram de forma clara que ele não tinha qualquer participação, fizemos um pedido de revogação da prisão para a juíza daqui da 3ª Vara Criminal, só que a juíza não entendeu dessa forma, mesmo com o parecer favorável. De pronto, nós manejamos um habeas corpus para o Tribunal de Justiça da Bahia e mais uma vez o tribunal negou, não chegou nem a conhecer sobre o habeas corpus e de pronto a defesa, no dia 11 impetrou um habeas corpus para o STJ em Brasília. Na data de hoje saiu a decisão liminarmente colocando Jefferson em liberdade e esta decisão deve ser cumprida no máximo até amanhã”, declarou.

O advogado frisou que a família de Jefferson está radiante com a sua liberdade e que esta momento é muito aguardado por todos. Para ele, valeu a pena cada diligência e casa luta para provar a inocência de Jefferson.

Viviã Santos presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos Cadastrados em Aplicativos (Sincaap -BA), disse ao Acorda Cidade que a notícia sobre a liberdade de Jefferson Santana foi a melhor coisa que aconteceu hoje e nos últimos tempos e que é uma alegria para a família, a defesa e o sindicato que vem um uma luta constante para que ele volte para casa.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

“Porque todas as provas da sentença estão a favor dele, mas saber que ele vai voltar para casa, abraçar a família , decidir o que faz é uma vitória. Nós vamos fazer um movimento de agradecimento e comemoração com a categoria. O que ele estava passando qualquer um de nós pode passar e só quem estava perto sabe a dor que ele e todos estavam vivendo, declarou.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade