Deputado da ‘Casa’, Jurandy Oliveira, participa de ‘roda de conversa’, em Ipirá e dá ‘aula de história política local’

Neste domingo (31), a ‘Roda de Conversa’ espontânea, entre amigos ipiraenses, que geralmente acontece todos os domingos (pela manhã), na praça Roberto Cintra, em Ipirá (BA), teve a participação do Deputado da ‘Casa’, Jurandy Oliveira.

Jurandy (sem guarda costas) apareceu de forma simples e humilde. Depois de cumprimentar a todos, o Deputado, naturalmente, começou a participar das conversas do momento e disse que o principal motivo de sua parada, foi para ver os amigos e cumprimenta-los.

Como já é esperado, a conversa aconteceu dentro do campo da política local. Dentre os diversos assuntos abordados, Jurandy foi questionado sobre os possíveis candidatos locais para concorrer as próximas eleições para prefeito, e se a existência de diversos pré-candidatos ‘macaco’ não seria um problema, já que a escolha de determinado nome poderia gerar brigas ‘rachas’ dentro do grupo.

Jurandy disse que não vê problema quanto a isso, segundo ele, “se preciso for, poderá haver uma pesquisa de preferência popular, que indicará o candidato escolhido. O que não pode haver é a imposição de nomes como se fazia antigamente, pois o escolhido será aquele que o povo apontar”.

Perguntado se a existência de Delorme Martins (In memoriam), como político local, acontecesse hoje, ele (Delorme) teria condições de tornar-se o líder político que foi. Jurandy disse que sim, pois Delorme possuía os ‘ingredientes’ políticos essenciais ao destaque de um homem público, e que estes ‘ingredientes’ eram inteligência, humildade, carisma, honestidade, e acima de tudo, Delorme era cumpridor das promessas feitas aos seus eleitores.

Uma frase proferida por Jurandy, durante o encontro, marcou a minha atenção: “Não se briga na hora que o opositor (inimigo) quer, pois ele pode estar armado (preparado). Briga-se depois, quando você tem certeza que o opositor (inimigo) está desarmado (despreparado)”.

Aula de história local

Jurandy permaneceu tranquilamente por mais de uma hora na roda de conversa. Em alguns momentos Jurandy deu uma verdadeira ‘aula de história política local’, onde diversos causos relacionados a história política ipiraense foram abordados.

A participação Deputado acontece de forma simples, desinteressada em impor ideias, onde participa apenas pelo gosto de estar entre amigos.

Nestas ocasiões é que você nota, analisa e entende porque o político (Jurandy) tem tanto tempo no ofício.

Político por mais tempo em atividade na Bahia

Jurandy é talvez o político por mais tempo na política baiana, campeão de mandatos como deputado, ex-prefeito de Ipirá, Jurandy, está em seu 10º mandato consecutivo de Deputado Estadual. Na eleição passada Jurandy, recebeu em Ipirá, sua terra natal, 11.439 votos, que somados com as demais regiões da Bahia, obteve o total de 47.432.

Roda de Conversa

A ‘Roda de Conversa’, já foi tema de outras matérias do Ipirá Negócios. O encontro, acontece todos os domingos, sendo um evento espontânea, aberto a todos os cidadãos ou agremiações políticas. No encontro, rola temas concernentes a política local e nacional. O ponto forte do encontro é o respeito aos participantes, por mais absurdo que possa ser defendido ou acusado, os temas expostos e abordados. Enfim, é um encontro sadio, onde prevalece o respeito, a pluralidade de ideias, e os valores democráticos.

Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br