No dia 24 de outubro, celebramos o Dia da Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem à data de sua fundação, em 1945, quando foi extinta a antiga Liga das Nações, e devido à emergência da Segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, foi assinada a Carta das Nações Unidas, em 26 de junho, de 1945, o que originou a ONU, que entrou em vigor, no dia 24 de outubro.
A ONU é composta por 193 (cento e noventa e três) países, dentre eles o Brasil. Os Estados são admitidos como membros por decisão da Assembleia Geral, sob recomendação do Conselho de Segurança. A ONU é formada pelos seguintes órgãos: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado Geral.
De acordo com a Carta das Nações Unidas, a ONU tem como principais objetivos: manter a paz e a segurança em todo o mundo; mediar e promover relações amistosas entre as nações; promover cooperações na resolução de problemas internacionais; ser responsável por reunir as nações em prol desses objetivos.
A Assembleia Geral, composta pelos 193 Estados-membros, é o principal órgão político e representativo da ONU, a instância deliberativa e decisória. Nela, muitos países apresentam seus problemas, aprovam, contestam ou desaprovam resoluções, apresentam suas solicitações e compromissos. A Assembleia Geral também auxilia na regulamentação dos demais órgãos da ONU. Anualmente, no mês de setembro, todos os membros da ONU reúnem-se no Salão da Assembleia Geral, localizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para a sessão da Assembleia Geral, onde muitos chefes de estado discursam.
O Conselho de Segurança é responsável por fazer cumprir a Carta das Nações Unidas, pela manutenção da paz e segurança internacional. Possui 15 (quinze) membros (cinco membros permanentes e dez provisórios). Todos os Estados-Membros são obrigados a cumprir as decisões do Conselho. O Conselho de Segurança se responsabiliza por determinar a existência de uma ameaça à paz ou um ato de agressão. Os cinco países efetivos, com poder de veto, são: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.










