sexta-feira, novembro 22, 2024

Dia Mundial da Amamentação

Um detalhe muito importante para as atuais e futuras mães e seus bebês, é a celebração do 01 de agosto, onde é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. O foco da data está na importância do leite materno como o principal e mais completo tipo de alimentação para os bebês.

O leite materno é uma natural garantia de saúde que protege contra diversas doenças e que auxilia o desenvolvimento das crianças, que por sinal, devem ser amamentadas até por volta dos dois anos de idade. Uma outra particularidade é que o leite materno é um alimento de fácil digestão.

Um fator muito importante também é o equilíbrio emocional proporcionado ao contato direto entre mãe e filho, gerando um elo de carinho e amor. A amamentação também traz benefícios às mães, porque amamentar ajuda essas mulheres a se recuperarem mais rápido depois do parto e evitar problemas como o risco de diabetes, devido ao aumento da sensibilidade à insulina e da tolerância à glicose – duas características que diminuem a probabilidade da doença.

A data foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) no ano de 1992 devida à primeira Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorreu em Nova Iorque, EUA. Considerada como veículo para promoção da amamentação, até hoje acontece uma serie de eventos, oficialmente em 120 Países, (inclusive em alguns estados no Brasil) que são realizados de 1 a 7 de agosto, trazendo em sua programação, diversas atividades.

Fontes:
WABA
UNICEF
BBC-Ciência & Saúde

recentes