‘É a vez e a voz do povo’ em extensão (III): o boom que o fator festa provoca na sociedade ipiraense

Em meio a tantos assuntos e problemas que exigem atenção da administração pública, festa é um desses que certamente mais despertam apelo por parte da população.

Passada a micareta, com êxito, por sinal, agora chega o mês das festas juninas, fiéis às tradições das cidades interioranas, com muito forró, bebidas e comidas típicas.

Tornou-se comum a exploração, pela indústria artística, desse filão que as cidades de pequeno e médio porte têm a oferecer, aos turistas da capital e outros locais, que aproveitam a época para a diversão, numa mistura de ritmos que agrega variados estilos musicais e consegue transformar o clima do mês de junho.

Durante essa semana, foi anunciada a grade de atrações dos festejos juninos daqui de Ipirá, o que desencadeou mais um rebuliço nas redes sociais. Como se costuma dizer, a internet ‘quebrou’ com esse assunto.

Os agitos na rede começaram com a retirada do banheiro público que existia na praça Roberto Cintra. Acontecimento este que tem relação direta com a programação festiva desse mês. Sobre a ação, o prefeito explicou no programa semanal da prefeitura, Papo Reto, dessa sexta, 02, que ”era um anseio antigo da comunidade, aqueles banheiros ficaram muito feios”, e acrescentou que no prazo máximo de um ano deverá iniciar a requalificação total da praça Roberto Cintra.

“Entendemos que era preciso retirar aqueles banheiros por uma questão estética e pela realização do São João, porque a praça José Leão dos Santos está interditada e por isso não é prudente fazer festa ali. Acho que ficou mais bonito, vai ficar mais tranquilo depois que a requalificação aparecer. Já estamos tomando providências para que a população tenha banheiro na praça Roberto Cintra, para suas necessidades do dia a dia”, continuou.

Depois de ‘aquietar’ com esse fato dos banheiros, veio o segundo momento intenso da semana, com o anúncio das atrações que animarão os ipiraenses, de 22 a 24 deste mês. Dentre as atrações confirmadas, destacam-se a dupla Thaeme e Thiago, Aduílio Mendes e Forrozão das Antigas.

Paralelamente à divulgação das bandas, circulou um áudio, em que o atual prefeito Marcelo Brandão, ainda nos tempos de Conexão Chapada, mostrava as diretrizes de como era possível se fazer uma festa de São João impactante, em Ipirá.

Num trecho do áudio, é dito que “Ipirá precisava ter um São João que parasse toda região, porque temos um município muito bem localizado”, assim afirmou à época. Na mesma ocasião, foi feito um comparativo, em termos aproximados, com a ebulição que vive a cidade de Santo Antônio de Jesus nessa época do ano, a nível de comércio. “O que a gente defende é uma festa para tornar Ipirá uma referência”, essa foi a ideia que resumiu sua análise.

A tecnologia e as redes sociais permitem dessas coisas. Resgataram esse arquivo de áudio, com tempo de duração entre quatro a cinco minutos, no qual o atual prefeito discorre, outrora, sobre como poderia ser feito o ‘Arraiá do Camisão’, como é tradicionalmente conhecida a festa aqui em Ipirá, que terá como tema esse ano, ‘Modernidade e Tradição!’.

Ontem, no programa semanal da prefeitura, disse: “Vai ser um Arraiá muito bonito, nós formatamos um São João de muita qualidade”. E concluiu dizendo contar com a população, tal como foi na micareta. Falou do contato com a juventude e da conversa com a comunidade pra ver se consegue atender às expectativas, e lembrou novamente da importância do calendário de eventos para o comércio local.

Ainda sobre festas, tema aqui abordado, o prefeito informou que esteve na FAEB (Federação da Agricultura do Estado da Bahia), na última terça, e conversou com o presidente João Martins, com vistas a requalificar por completo o parque de exposições de Ipirá. “Logo após o São João, a gente começa o processo de requalificação do parque de exposições de Ipirá. Temos o apoio da FAEB para fazermos esse ano, no mês de outubro, a Expo Ipirá 2017. Nós vamos resgatar aquela festa, que é do produtor, da população, e que fez muito sucesso no passado. O parque de exposição será reativado e requalificado”, assegurou o gestor, que disse também pretender conversar com o segmento coureiro, para realizar a Festa do Couro.

No Circuito do Forró

O programa No Circuito do Forró, que está indo ao ar todos os sábados, às 11h, na rádio Ipirá FM, está tratando dos detalhes dos festejos juninos. Hoje, a superintendente de Cultura, Marina Sodré, falou do que tem sido feito até o momento e sobre a Vila do Forró Mestre Paraíba do Acordeom, homenagem feita ao músico Paraíba, que vai contar com réplicas de casa de farinha e palco com casa de reboco.

Haverá também, de acordo com Marina, festival de quadrilhas, com premiação para todos os participantes. A superintendente disse ainda que fará o arrastão do forró, em parceria com a secretaria de Educação, na segunda, dia 19. O arrastão sairá da Coordenadoria de Educação com destino à Vila do Forró, e contará com representantes das escolas municipais, representantes dos artistas locais, carro de boi e trio de sanfoneiros.

Por Diogo Souza (03/06/17)