sábado, abril 27, 2024

Educadores elaboram plano de trabalho no terceiro dia da Jornada Pedagógica da rede estadual de ensino

As aulas da rede estadual de ensino começam no próximo dia 19 e contarão com 200 dias letivos. Até a próxima quarta-feira (7), professores, coordenadores pedagógicos e gestores estão envolvidos no planejamento e na construção do plano de trabalho e atividades formativas que integram a Jornada Pedagógica, iniciada na última quinta-feira (1°), em todas as 1.067 escolas estaduais. Nesta segunda-feira (5), a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, acompanhou as atividades nos colégios estaduais Lomanto Junior, no município de Barro Preto, e Dom Paulo Lopes de Farias, em Itapé, no Território de Identidade Litoral Sul.

A secretária Adélia falou da importância desse trabalho coletivo. “Teremos ainda dois dias de jornada com a aplicação da avaliação diagnóstica e os ajustes finais para o planejamento pedagógico. Esses espaços que estão sendo disponibilizados reconhecem a escola como lugar de aprendizagem, assim como de segurança e de cuidado, que irá permitir o desabrochar do estudante e a construção de seu conhecimento, para que possam escolher o que querem ser e o lugar que vão ocupar no mundo”.

A professora de Matemática do Colégio Estadual Lomanto Junior, em Barro Preto, Fernanda Araújo, acredita que esta é uma oportunidade de aprimoramento e direcionamento da equipe docente para a oferta de um ensino cada vez mais qualificado aos 240 estudantes da unidade escolar. “Tivemos a alegre notícia que, até o momento, quatro de nossos alunos ingressaram nas universidades de Santa Cruz e do Sul da Bahia nos cursos de Matemática, Biologia, Economia e Ciências da Natureza. Esses resultados nos incentivam a prosseguir nesta jornada pela Educação de qualidade”, ressaltou.

Ainda pela manhã, a secretária Adélia Pinheiro visitou a nova instalação do Colégio Paulo Lopes de Farias, no município de Itapé, com obra em ajustes finais para a entrega. Na oportunidade, a gestora se encontrou com a equipe de docentes, coordenadores pedagógicos e gestores da unidade escolar, que também participam da Jornada Pedagógica.

O professor de História do novo colégio, Álvaro Neto, disse que a integração com a SEC é fundamental no planejamento. “Este é um importante momento de reencontro com os colegas para traçarmos os planos e as metas do novo ano, bem como fazermos uma avaliação mais reflexiva sobre 2023 e pensar o que podemos melhorar no próximo ano letivo. É importante alinhar as nossas perspectivas com as diretrizes da SEC”, explicou.

À noite, a secretária Adélia participa, junto com o governador Jerônimo Rodrigues, da solenidade de posse do novo reitor e do vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), respectivamente, Alessandro Fernandes Santana e Maurício Moreau. Os professores doutores foram reeleitos para o segundo mandado para o período de gestão 2024-2028.

Fonte: Ascom/SEC – Foto: Amanda Chung / SECBA

recentes