segunda-feira, março 17, 2025

Eleição morna em Ruy Barbosa coloca em disputa discurso de mudança e ação de máquina pública

A 23 dias da eleição suplementar, Ruy Barbosa, na região do Piemonte do Paraguaçu, vive uma campanha considerada morna. O pleito, marcado para dia 6 de abril, se divide entre o grupo que pede mudanças e o que defende as ações do ex-prefeito Cláudio Serrada (PSD), que entregou o cargo em dezembro passado após oito anos de mandato.

De um lado, Eridan Dourado (MDB), esposa do ex-prefeito José Bonifácio, que teve a maioria de votos na eleição passada, mas foi considerado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Do outro, o médico e empresário George Brito (PSD), apoiado pelo ex-prefeito Serrada e pelo senador Otto Alencar.

Nesta sexta-feira (14), o senador, filho da terra, deve participar de um comício na cidade, como forma de alavancar a candidatura do médico. Há quem diga que, na reta final, os candidatos devem usar as armas que dispõem.

Para a oposição, a aposta deve ser no desgaste dos oito anos de Serrada, com críticas a falhas no saneamento básico e na oferta de serviços de saúde, por exemplo. Já o grupo do ex-prefeito deve valorizar ações do governo do estado, com a entrega de um colégio em tempo integral, além do uso da máquina pública, o que inclui promessas de obras e serviços.

Até o momento, nenhuma pesquisa eleitoral foi divulgada. Uma delas, que seria publicada na última quinta-feira (13), foi adiada para sair na próxima quarta (19). Um dia antes, na terça (18), outro levantamento deve ser divulgado com as intenções de voto entre os dois postulantes.

Bahia Notícias

recentes