sábado, novembro 23, 2024

Escritora de Baixa Grande lança Clube da Leitura Preta

Conheça um pouco da história Do Clube da Leitura Preta, uma organização antirracista que tem como ferramenta de trabalho a literatura negra na Escola Doutor Milton Santos- Escola Quilombola. Esse Clube da Leitura Preta foi fundado por Jessika de Oliveira, jovem escritora, professora, artista e líder de impacto social. O Clube visa refletir sobre o racismo a partir das leituras de obras de autoria negra brasileira e estrangeira para enfrentar a evasão escolar e confrontar o racismo institucional.

O Clube surgiu na escola, no primeiro momento, para auxiliar os estudantes da escola que, por muitas vezes, são atravessados por problemas estruturais e isso refletia de forma negativa na vida escolar de cada um.

Em 2022, o clube realizou o I Concurso Literário no Quilombo, promovendo a produção textual dos estudantes, chegaram a receber 150 textos de diferentes gêneros. Além de fomentar a luta antirracista entre os participantes, o clube também consegue atingir a comunidade externa com a promoção da valorização do espaço e da cultura local.

Os encontros do Clube são semanalmente de forma presencial na sala de livros da escola. Toda semana novos estudantes se inscrevem para participar das leituras e atividades do Clube da leitura Preta. Para o ano de 2023, a fundadora do clube e os participantes estão se articulando para a criação de uma plataforma digital para captar escritores e escritoras da cidade de Jequié. Visando promover a visibilidade aos escritores e também aos leitores.

Sobre a Fundadora:

Jessika foi a primeira mulher a ocupar e logo depois residir oficialmente na I Residência Universitária Masculina da UFBA (R1) em 2013, sendo uma das pioneiras na luta pela abertura de vagas femininas na república.

Jessika também desenvolve projetos antirracistas, tais como:

O projeto Negra Sou, uma organização de mulheres negras na cidade de Baixa Grande, interior da Bahia, que visa através das discussões raciais a valorização e ressignificação da identidade negra de mulheres. Clube da Leitura Preta no Quilombo.

Contato: @clubedeleiturapretanoquilombo
Email: [email protected]

Caboronga Notícias com informações e foto de Jessika Oliveira

recentes