O Esporte Clube Jacuipense, equipe da primeira divisão do futebol baiano, tem novo presidente. É Carlos Emanuel Carneiro de Almeida, de 46 anos, natural de Riachão do Jacuípe, atualmente vereador no município empossado no último dia 1º/1, ex-secretário de Agricultura e Meio Ambiente e ex-presidente do Conselho Deliberativo do clube, no período da gestão do presidente Felipe Sales.
O mandato vai até o fim de 2027 e a nova Diretoria é: Geraldo Gentil Magalhães Pinto, vice-presidente; Felipe Sales Faria Carneiro, presidente do Conselho Deliberativo e Jocelino Carneiro, presidente do Conselho Fiscal.
Este ano, o Jacuipense vai tentar mais uma vez o título do Estadual. Em 2022, a equipe foi vice-campeã do Baiano.
O Clube foi fundado em 21 de abril de 1965. Sagrou-se campeão do Campeonato Baiano da Segunda Divisão em 1989, até então único título.
Em 2014, participou pela primeira vez de um torneio nacional, a Série D.
Em 2015, também pela primeira vez a equipe de Riachão se classificou para disputar a Copa do Brasil. Logo na primeira participação no torneio, o Jacuipense fez história e passou da 1ª fase, ao eliminar o Paraná nos pênaltis, mas na fase seguinte foi eliminado pelo Náutico por 2 a 0.
Em 2019, o Jacuipense conseguiu o acesso inédito à Série C do Brasileiro após derrotar o Floresta pelo placar de 1-0, com gol de Eudair.
Em 2020, no Campeonato Baiano, o Leão Grená chegou até as semifinais, sendo eliminado pelo Bahia, perdendo o primeiro jogo por 2 a 0 no Estádio Valfredão e empatando por 2 a 2 no Estádio Roberto Santos, Pituaçu.
Em 2021, o clube fez uma campanha ruim na Série C: na última rodada, apesar de derrotar o Altos por 3–2, em Salvador, foi rebaixado para Série D.