O governador Jerônimo Rodrigues (PT), declarou que está acompanhando os desdobramentos da Micareta 2024, mas que a prioridade é combater a dengue e cuidar dos transtornos causados pelos alagamentos em Feira de Santana. Nos últimos meses, a cidade passou por vários problemas causados pelas chuvas e decretou situação de emergência, além de estar registrando muitos casos de dengue. Mesmo assim, a maior festa do município, a maior micareta do país, não foi cancelada.
A declaração foi durante a coletiva de imprensa realizada nesta manhã (11), em Salvador, durante o lançamento do Programa Pé-de-Meia.
Segundo Jerônimo, em diálogo com a Secretaria de Saúde do estado, depois de priorizar a questão da dengue e dos alagamentos é que a pauta de realização da micareta terá seguimento.
“Desde o ano passado, quando nós apoiamos a Micareta, eu falei que iria aumentar o valor das atividades culturais, principalmente os blocos afros, de samba de Feira de Santana. E assim eu fiz. Anunciei lá atrás quando estive com o prefeito da cidade, então já estava acertado e eu fiz minha parte. A Micareta é uma realização da prefeitura e eu não posso dizer, faça ou não faça; tendo a Micareta, eu vou ajudar. A primeira ação nossa não é somente os blocos, mas a segurança pública, como nós garantimos no ano passado. Pode vir que vai ter segurança. Garantimos a rede de saúde do Clériston e toda a nossa ação de vigilância. Saúde, segurança pública e carreguei no sentido de garantir que os blocos afros tivessem oportunidade. Mas essa é uma decisão local, eu só torço para poder acontecer a resolutividade da dengue, assim como a situação das chuvas”, declarou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade