Estado firma do convênio de requalificação do abatedouro e frigorífico de caprinos e ovinos de Pintadas

Na tarde de segunda-feira, 10 de abril, foi realizada uma cerimônia de assinatura de um convênio entre o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR) com a Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (COOAP) a qual conta com a FrigBahia como parceira comercial.

Estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia Jerônimo Rodrigues, o presidente da CAR Wilson Dias, o presidente da cooperativa Gerinelson da COOAP, o gestor da FrigBahia Valcyr Rios o prefeito de Pintadas João Batista, como também o Secretário Executivo do Consórcio Jacuípe, Silvaney Araújo,a presidenta do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Jacuípe (CODETER) Valdirene Santos, além dos ex-prefeitos de Baixa Grande e Quixabeira, Pedro Lima e Eliezer Costa, hoje assessores da Deputada Neusa Cardore, entre várias lideranças politicas, sindicais de Pintadas e de toda região.

Na ocasião, foi exposto todo o projeto que trará melhores condições para que o frigorifico possa produzir uma variedades maior de mercadorias, como explicou o gerente Valcyr Rios.

“Esse convênio com o Governo, através do Bahia produtiva, vai nos permitir produzir linguiça defumada, calabresa dentre outras variedades. As dificuldades hoje são gigantescas tendo em vista que o frigorifico tem um gasto diário de cerca de 2 mil reais, com isso é necessário que se abata cerca de 800 animais por dia; missão complicada, pois os atravessadores que abatem clandestinamente acabam atrapalhando essa missão” Afirmou Valcy.

Para o presidente da CAR, Wilson Dias o esquema que faz com que a cooperativa consiga colher bons frutos é a política do “ganha ganha”.

“O importante é estarmos juntos em prol de fazer uma política do “ganha ganha”, onde o produtor e cooperativa ganhem juntos pois assim incentiva e facilita a integração entre o produtor e o frigorifico” Concluiu o presidente.

Atualmente o frigorifico fornece carne para várias cidades do estado da Bahia dentre elas, Ipirá, Capela, Feira de Santana entres outras, mas devido há ausência do selo nacional o frigorifico acaba ficando restrito apenas ao mercado regional, pois não é possível fornecer sua matéria para empresas que possuem CNPJ de outro estado, no entanto o secretário de agricultura da Bahia fez questão de informar a todos os presentes que em breve o selo estará disponível, fato que foi comemorado por todos os envolvidos na cerimônia.

O Governo do Estado vai investir cerca de 1, 5 milhões de reais neste convênio, e ainda segundo o secretário, o dinheiro estará em conta em um prazo de 10 dias, fato que ratifica o quanto o investimento será utilizado o mais rápido possível para trazer desenvolvimento e intensificar a política do “ganha ganha” em Pintadas.

Da redação do VR14
Juleilson Santos com fotos de Dell Brandão