terça-feira, abril 23, 2024

Estudantes ipiraenses farão leitura de Nota de Agradecimento na Câmara de Vereadores

Após a solenidade de entrega da nova residência dos estudantes do município em Salvador, evento que aconteceu no sábado (28) no Centro Cultural Elofílo Marques em Ipirá, a pedido da mesa diretora da Câmara de Vereadores do Município, nesta terça-feira (07), será feita leitura de saudação dos estudantes residentes no imóvel.

A leitura deverá ocorrer na abertura da sessão e ficará a cargo da professora Lídia Maria Machado, que entoou o cântico dos Hinos Nacional e Municipal no evento.

Acompanhe abaixo um resumo histórico da AEIPI

A Associação dos Estudantes Ipiraenses – AEIPI, entidade mantenedora da Casa dos(as) Estudantes de Ipirá, é uma organização de natureza jurídica, sem fins lucrativos, fundada em 23 de outubro de 1971.

A AEIPI, conforme atribuição estatutária criou e organiza, desde os anos 70, esse espaço o qual destina-se ao acolhimento de estudantes de baixa renda, oriundos do município de Ipirá-Ba, que cursam o Ensino Superior e/ou estão se preparando para cursar a primeira graduação em instituições públicas e privadas na Capital da Bahia, Salvador.

No dia 02 de abril de 2017, a sede da Associação dos Estudantes Ipiraenses, situada na Rua Futuro do Tororó, nº 20, bairro Tororó, Salvador/Ba, sofreu o desmoronamento de uma parede, tornando iminente o risco de desabamento de toda a residência. O imóvel já continha riscos estruturais graves antes do acontecimento. Devido ao fato, a residência/sede precisou ser inteiramente desocupada, sendo os estudantes instalados em um prédio provisório, alugado pela Prefeitura Municipal de Ipirá (PMI).

Após 6 anos, diante da sensibilidade da atual gestão e da luta histórica da AEIPI, ocorre a aquisição de um novo imóvel para a sede da Associação. O atendimento à demanda dos e das atuais e futuros estudantes possibilitará a ampliação das vagas na Casa, estimando aumento do número de estudantes que poderão contar com este espaço para dar continuidade aos estudos e, com a assistência estudantil prestada pela AEIPI e pelo Poder Público, projetar um futuro melhor para si mesmos e suas famílias por meio da Educação.
Com a nova casa, pretende-se acomodar mais de 30 estudantes, em uma estrutura que contará com 10 quartos, sendo um deles adaptado para pessoas com deficiência; 8 banheiros; salas de estudos, sala de refeições e convivência; cozinha; despensa; e área de serviço.

A aquisição deste imóvel e concessão para a AEIPI marcará mais um capítulo da história da Casa dos e das Estudantes e, acreditamos, a própria história de Ipirá, esta terra onde centenas de seus filhos e filhas formaram-se e tornaram-se profissionais de excelência, contribuindo com o desenvolvimento do município, do estado e do país, graças a significativa colaboração da Associação dos Estudantes Ipiraenses e da Casa.

Justa celebração foi construída em uma parceria entre a Prefeitura e a AEIPI, e hoje buscaremos proporcionar um dia de reavivamento e valorização da história da Casa e ainda de comemoração pelos 52 anos de sua fundação que completou esta instituição na última segunda-feira, dia 23 de outubro. Um dia para ficar na memória de toda a comunidade ipiraense.

Nota de Agradecimento

“Agradecemos a presença das representações atuais e anteriores da gestão pública municipal que de alguma forma contribuíram para a manutenção da Casa dos Estudantes; aos sócios e sócias atuais da AEIPI e aqueles que por ela passaram, e também deixaram sua marca; e enfim, à toda a comunidade ipiraense que apoia a continuidade de um ambiente digno para que as gerações atuais e futuras tenham a oportunidade de buscar o ensino superior de qualidade para Ipirá”.

Caboronga Notícias com informações e foto da AEIPI

recentes