sábado, novembro 23, 2024

Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Baixa Grande recebe multa de quase 25 mil reais

Os conselheiros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios, em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (21/06), emitiram parecer indicando aprovação das contas de mais quatro câmaras de vereadores de municípios baianos, todas relativas ao exercício financeiro de 2021.

Foram analisadas e aprovadas com ressalvas as contas da Câmara de Caetanos, de responsabilidade do vereador Edas Justino dos Santos; de Mascote, de Jean Carlos da Silva Moreira; e Teofilândia, de João Carlos Oliveira dos Anjos. Apesar da presença de ressalvas nos pareceres técnicos, os conselheiros advertiram os gestores a adotar providências no sentido de evitar a reincidência.

No caso de Baixa Grande, de responsabilidade do vereador Hélio Gonçalves de Araújo Júnior, a conselheira relatora Aline Peixoto aprovou as contas, mas, penalizou o gestor por descumprir o artigo 55 da Lei de Responsabilidade Fiscal – quando não é apresentado o comprovante da publicação do relatório de gestão fiscal do 2° quadrimestre. A conselheira aplicou uma multa referente a 30% dos vencimentos anuais, no montante de R$24.705,00, além da recomendação de melhorias no portal de transparência da câmara para fiel cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

Cabe recurso das decisões.

Fonte: TCM  com imagem de divulgação

recentes