Pelo quinto dia consecutivo, o dia amanhece frio e chuvoso em Ipirá, o que praticamente confirma o prenuncio de um bom inverno no município que foi severamente castigado pela estiagem nos últimos três anos. Está sendo assim na manhã desta sexta-feira (05).

Se por um lado a chuva traz transtornos para quem precisa trabalhar na cidade, na zona rural ela é recebida com muita alegria e esperança de dias melhores para a agricultura e a pecuária.

Por ser um município tipicamente rural, existe a necessidade de que seja implantada uma política de preservação ambiental, com mais investimento técnico principalmente na agricultura familiar e no reflorestamento de áreas que sofreram desmatamento, principalmente nas regiões da gruta do Monte Alto, região da Caboronga e Rio do Peixe.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, publicou na última quarta-feira (03), a Portaria Nº 45 de Adesão de Municípios ao Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar – SEMAF, com o objetivo de cooperar, no âmbito local, com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para implantação, execução e gestão de políticas, programas, projetos e ações com foco na promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário.

Para o espanto de todos, o município de Ipirá não foi incluído nesta portaria. A população espera que o Poder Público Municipal forneça uma explicação lógica sobre a não inclusão do município desta portaria e quais as políticas públicas da administração municipal para a agricultura e pecuária, que são basicamente o carro chefe da economia do município.

Caboronga Notícias