terça-feira, abril 23, 2024

Feira da Agricultura Familiar de Lençóis agrada turistas e garante renda para as famílias

A agricultura familiar se torna, cada dia mais, um produto turístico que garante renda para as famílias agricultoras moradoras de municípios como Lençóis, localizado na Chapada Diamantina. Além das cachoeiras, paisagens e vivências, os turistas também elogiam a Feira da Agricultura Familiar, que acontece um sábado por mês no município.

De acordo com a secretária de Turismo do município, Laura Garcia, o apoio à agricultura familiar fortalece a produção local e qualifica a oferta de alimentos no município. “A produção da agricultura familiar gera um valor agregado nos cardápios dos restaurantes, hotéis e na Feira da Agricultura Familiar, que virou um grande produto nosso. A última edição estava lotada de turistas, que adoraram e compraram bastante, tanto artesanato como produtos da agricultura familiar”, comentou Laura.

A prefeita de Lençóis, Vanessa Senna, corrobora com a opinião da secretária. “A nossa Feira da Agricultura Familiar tem parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e, hoje, todos os agricultores trazem produtos para vender em Lençóis e isso é ótimo porque a rede hoteleira passou a conhecer os produtos do próprio município”.

No total, 40 barracas foram disponibilizadas pela CAR, para a feira, trazendo estrutura para a venda dos produtos como a do agricultor Gilson Laranjeiras. “Eu produzo banana passa e cachaça saborizada, além de vender também as frutas que excedem do meu consumo, o que amplia a nossa renda”, analisou Gilson.

Outra feirante que utiliza o local para vendas dos produtos é Ranna Raissa dos Santos, filha de assentado rural da comunidade Araruna. Ela explica como vende a sua produção. “Com o mel da agricultura familiar, eu faço os pães de mel. A banana e o abacaxi, que produzimos, eu desidrato e vendo e a goiaba eu utilizo para fazer goiabada. Então, tudo isso eu vendo na feira”, reforçou Ranna.

Silvia Costa – Assessoria de Comunicação da CAR

recentes