sexta-feira, setembro 13, 2024

Feira Territorial da Agricultura Familiar do Semiárido Nordeste II celebra a sustentabilidade e diversidade no campo

A IV Feira Territorial da Agricultura Familiar do Semiárido Nordeste II teve início nesta sexta-feira (23/08), no Centro de Comercialização de Produtos Típicos, de Cícero Dantas. O evento promete transformar o fim de semana em uma verdadeira celebração da diversidade e sustentabilidade agrícola da região. Organizada pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS), com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a feira reúne mais de 200 expositores, representando agricultores familiares de todo o território de identidade do Semiárido Nordeste II.

Com o tema “Semiárido que Alimenta: Sustentabilidade da Produção ao Consumo”, o evento não só destaca a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar, mas também seu papel essencial no desenvolvimento econômico local. Durante o evento, que se estende até sábado (24/08), serão entregues incentivos importantes para o fortalecimento dos agricultores familiares da região, incluindo barracas de feira livre, tratores com implementos e kits de apicultura, além de unidades de beneficiamento de frutas e mandioca e entrepostos de mel para os distritos.

A Feira Territorial, agora em sua quarta edição, é mais do que um simples espaço de exposição e comercialização. É um ponto de encontro para gestores, técnicos, estudantes e todos os interessados em práticas agrícolas sustentáveis e na valorização dos produtos locais. A programação deste ano inclui palestras, workshops e atividades culturais, enriquecendo a experiência dos visitantes, que devem somar aproximadamente 3.000 pessoas ao longo dos dois dias de evento.

Expectativas elevadas entre os agricultores

Para Uilton Júnior, presidente da Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), a feira representa uma oportunidade inestimável para promover os produtos da agricultura familiar. “A expectativa é que com essa feira a gente possa apresentar os produtos da agricultura familiar não só nas vendas, mas que mostre a qualidade dos nossos produtos. A expectativa também é de bons negócios,” afirmou Júnior, destacando o potencial econômico do evento.

Genivaldo Kiriri, da aldeia Marcação, representante da Associação Comunitária Kiriri Santo André da Marcação, do município de Banzaê, também compartilhou seu entusiasmo com o apoio contínuo da CAR. “A CAR vem apoiando a gente para participar de eventos. Com a CAR, já fomos até para fora do país, como na Itália, e também para eventos no Rio de Janeiro, Salvador e Pernambuco. Já comecei a vender alguns produtos e é sempre uma oportunidade de mostrar e divulgar nossos produtos”, destacou Genivaldo, refletindo sobre a importância da feira para a promoção da cultura e dos produtos indígenas.

Assessoria de Comunicação da CAR – Foto: André Frutuôso

recentes