A Paróquia Senhora Santana de Ipirá, realizou na tarde desta Sexta-Feira da Paixão, dia (14), o Ato Litúrgico da Paixão e Morte de Jesus Cristo, no Centro Cultural Enófilo Marques.

A programação teve início às 14h com a Meditação das Dores de Maria. Às 15:h, aconteceu a Celebração da Paixão de Cristo e logo em seguida os fiéis acompanharam a Procissão do Senhor Morto, que saiu da Praça José Leão dos Santos, percorreu as Praças Roberto Cintra, São José, Duque de Caxias, Avenida César Cabral, retornando a Praça José Leão dos Santos, onde finalizando o ato litúrgico, aconteceu o Ofício da Paixão.

A sexta-feira da Paixão é considerada uma data móvel, ou seja, não possui um dia específico para ser comemorado anualmente. Por regra, deve ser celebrada na sexta-feira que precede o domingo de Páscoa.

De acordo com a tradição, para se definir o dia em que é celebrada a sexta-feira santa, considera-se a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) ou equinócio de outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a sexta-feira da Paixão pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Após a definição da data da sexta-feira santa, outras comemorações são estabelecidas, como o domingo de Páscoa, a quarta-feira de Cinzas (primeiro dia da Quaresma) e o Carnaval.

Toda programação religiosa da Semana Santa em Ipirá, está sendo conduzida pelos padres Gabriel e Roquelino, contando com o apoio das equipes litúrgicas da Paróquia de Ipirá.

Para este Sábado dia (15), conhecido no calendário religioso como o Sábado de Aleluia, a programação religiosa terá início às 20h30 no Centro Cultural, com a Vigília Pascal/Batismo de Adultos, Missa e Procissão do Cristo Ressuscitado.

No domingo (16) às 19:30hs Missa, Páscoa da Ressureição no Centro Cultural Enófilo Marques.

Caboronga Notícias com informação da Paróquia