Municípios da Chapada Diamantina têm registrado mais chuvas desde a última terça-feira (21) devido a uma frente fria que tomou toda a Bahia. Com isso, é possível que rios, cachoeiras, açudes e barragens recebam mais águas para deixar os pontos turísticos ainda mais surpreendentes. Nesta quarta-feira (22), por exemplo, tempestades com ventos foram flagradas tanto na capital quanto no interior do estado. Em alguns locais, causando até prejuízos. Na região chapadeira, o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva durante toda a semana, o que pode inviabilizar trilhas e prática de esportes radicais.

Choveu em Itaberaba, Mucugê, Andaraí, Seabra, Itaetê, Lençóis, Boa Vista do Tupim, Nova Redenção, Barra da Estiva, Ibicoara, Piatã e em outros municípios. Conforme dados do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o estado baiano deve ficar com céu nublado e muita chuva ao longo dos próximos dias. “Tal condição está associada a um sistema de baixa pressão que, somado ao transporte de umidade proveniente do Oceano Atlântico, auxilia na formação de nuvens convectivas e ocorrência de chuvas [variando entre moderada a forte]. Ressalta-se também que estas chuvas poderão vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento”, destaca nota do Inema, que chegou a emitir alerta amarelo para o período chuvoso.

Tempo fechado em Itaberaba, onde o clima deve ficar frio com mínimas de 18 graus | FOTO: Clima ao Vivo |

Na quinta (23), a previsão do tempo deve ser de céu encoberto e chuvoso em todo o estado, com possibilidade de chuvas variando entre fraca a moderada e acompanhadas de trovoadas. Para a sexta (24), a tendência do tempo é também de céu nublado a parcialmente nublado, com chances de pancadas de chuvas isoladas em toda a Bahia. Os maiores acumulados estão previstos para o litoral e extremo oeste baiano, mas na Chapada Diamantina o nível de chuva deve ser suficiente para encher os rios e amenizar o calor dos dias de janeiro.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso iniciando nesta quarta (22) e aponta que a chuva será em torno de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Também destaca os ventos intensos (40-60 km/h). “Em caso de rajadas de vento [não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda]. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”, salienta a nota.

Fortes chuvas em Seabra; clima fica nublado e deve chover rápido durante o dia e à noite | FOTO: Clima ao Vivo |

Previsão de tempo por municípios
A previsão do tempo para esta quinta e sexta é também de chuvas rápidas na Chapada Diamantina durante o dia e à noite. Em Itaetê, as temperaturas na quinta devem variar entre mínima de 24ºC e 31ºC, com sol e com algumas nuvens. Na sexta, as temperaturas ficam parecidas com 23ºC (mínima) e 32ºC (máxima), também com sol e algumas nuvens. Em Lençóis, a quinta será de tempo fechado, com mínima de 23ºC e máxima de 31ºC. A umidade deve fazer chover rápido durante o dia e à noite. Na sexta, as temperaturas devem variar entre 22ºC e 32ºC, e terá sol com algumas nuvens.

Já em Nova Redenção, o clima será bem parecido. Na quinta tem variação entre 23ºC e 30ºC, com sol e algumas nuvens. Na sexta, as temperaturas ficam entre 22ºC e 31ºC, o sol deve aparecer em meio às nuvens, mas o que prevalece é chuva rápida durante o dia e à noite. Para Utinga, o clima fica fechado com mínima de 21ºC e máxima de 28ºC na quinta. O sol aparece, mas as nuvens prevalecem. Na sexta, a temperatura varia de 22ºC a 29ºC.

Chuvas também atingiram a região sul da Chapada Diamantina; a foto é da cidade de Barra da Estiva | FOTO: Flávio Santos |

Já em Itaberaba, o clima esfria muito, se comparar a outros municípios. Vai ficar parecendo a cidade mais fria da Chapada, Piatã. Na quinta, Itaberaba pode ter mínima de 18ºC e máxima de 30º, o sol nem deve aparecer, vai ser coberto por muitas nuvens durante o dia. Período nublado e com chuva a qualquer hora. Na sexta, o frio segue com mínimas de 18ºC e máximas que pode ir para 30ºC, terá sol e algumas nuvens no céu e deve chover rápido durante o dia e à noite.

Na cidade mais fria da Chapada, na quinta, Piatã deve registrar mínima de 18ºC e máxima de 24ºC e, na sexta, segue a mesma previsão com chuvas rápidas. Para Mucugê, o frio vai imperar. Na quinta a mínima bate 18ºC e máxima 25ºC, e na sexta será com mínima de 17ºC e máxima de 27ºC. Em ambos os dias chove rápido em diferentes momentos. Seabra terá quinta e sexta com temperaturas parecidas e chuvas ocasionais, com mínimas variando entre 19ºC e 20ºC e máximas de 28ºC e 29ºC.

Em Andaraí, a quinta e sexta seguem o mesmo padrão dos outros municípios da Chapada Diamantina, como temperaturas entre 23ºC e 31ºC. O sol só aparece para chamar mais chuvas. E no município de Palmeiras, onde fica o Vale do Capão, além das chuvas já registradas a quinta e a sexta serão de temperaturas baixas. Na sede de Palmeiras, a variação é de 20ºC a 30ºC, e o sol aparece entre as nuvens com chuvas rápidas. No Vale, o clima deve ficar um pouco mais abaixo do que na sede em Palmeiras por ser montanhosa, o sol deve se esconder nos dois dias.

Salvador
A capital registrou fortes chuvas, acompanhadas de ventos fortes que arrancaram parte do telhado do Centro Universitário Unirb, no bairro de Patamares. O problema ocorreu por volta da 11h desta quarta. Segundo testemunhas, a impressão era de que um ciclone estava passando no local. Também teve ocorrência de raios e trovoadas. Ainda de acordo com informações de testemunhas, o destelhamento afetou as áreas da secretaria, atendimento ao aluno e quadra de esportes da instituição. Após o destelhamento, a água invadiu o local, entretanto ninguém ficou ferido.

Jornal da Chapada  | FOTO: Túlio Saraiva |