O governo federal ampliou em R$ 50 milhões o valor de movimentação e empenho do Ministério da Integração Nacional para atender a despesas de ações de defesa civil às populações atingidas por desastres ocasionados pelo excesso de chuvas em municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A ampliação é feita com base no Decreto nº 8.961/2017, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira deste ano e estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo. “O governo federal reconhece a necessidade de ajudar a população atingida pelas chuvas, razão pela qual estamos editando esta portaria neste momento”, disse o ministro interino do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago Junior.

No início da semana, o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 18 municípios afetados pelas enxurradas e inundações no Rio Grande do Sul. As informações são do Portal Brasil.

Situação de emergência no Amazonas

Mais de 64 mil famílias estão sendo afetadas com as fortes chuvas no estado do Amazonas. Trinta e nove municípios amazonenses se encontram em situação de emergência, e sete municípios no estado estão em situação de alerta por causa das enchentes.

Mil e quatrocentas toneladas de alimentos estão sendo destinadas para as famílias. Desse total, 500 toneladas já foram entregues a 13 municípios. Mais seis entregas estão em andamento, e o próximo atendimento vai contemplar 16 cidades, incluindo as últimas quatro que entraram em situação de emergência.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para os próximos dias no Amazonas é de tempo nublado com pancadas de chuva isoladas.

Notícias ao Minuto