segunda-feira, outubro 13, 2025

Hamas inicia libertação de reféns israelenses após mais de dois anos

Ogrupo terrorista Hamas iniciou na manhã desta segunda-feira (madrugada de segunda em Brasília) a libertação de reféns israelenses capturados no ataque de 7 de outubro de 2023. Após 738 dias de cativeiro na Faixa de Gaza, os primeiros sobreviventes foram transferidos para equipes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que atuam como intermediárias no acordo de cessar-fogo firmado entre as partes.

Notícias ao Minuto[Legenda]© Divulgação- IDF  Notícias ao Minuto[Legenda]© Divulgação- IDF  Notícias ao Minuto[Legenda]© Divulgação- IDF  Notícias ao Minuto[Legenda]© Divulgação- IDF  Notícias ao Minuto[Legenda]© Divulgação- IDF

“As FDI estão preparadas para receber reféns adicionais, que deverão ser transferidos para a Cruz Vermelha posteriormente”, informou o Exército israelense.

Segunda Leva e contexto político

Pouco depois das 10h25 locais (04h25 em Brasília), o Hamas anunciou o início da entrega de um segundo grupo de reféns. O anúncio coincidiu com a chegada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv.

A expectativa é de que mais 13 reféns sejam libertados ao longo do dia, totalizando 20 pessoas. No entanto, a lista final divulgada pelo grupo palestino apresentou discrepâncias em relação às expectativas iniciais de Israel: os nomes do nepalês Bipin Joshi e de Tamir Nimrodi não foram incluídos, reduzindo o número de 22 para 20 reféns previstos para a operação.

Notícias ao Minuto

recentes