sábado, março 2, 2024

Hospital Clériston Andrade teve aumento de 439% no número de endoscopias realizadas em 2023

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, sob gestão direta da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), conveniado 100% ao Sistema Único de Saúde (SUS), alcançou a expressiva marca de 214.736 procedimentos realizados ao longo do ano de 2023. Durante esse período, o HGCA efetuou 50.472 atendimentos, entre procedimentos emergenciais e ambulatoriais, além de 164.264 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT).

Destaque especial na unidade recai sobre os exames endoscópicos executados pelo Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI), totalizando 3.179 procedimentos. Este número representa um aumento notável de 439% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram realizados 589 exames. Entre os procedimentos endoscópicos, destacam-se a Endoscopias – 2.029, Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) – 343, Colonoscopias – 646 e outros 161 exames realizados para diagnóstico e tratamento das doenças das vias biliares e pancreáticas.

Marcia Soares, assessora de Gestão e Planejamento do HGCA, destaca que os números atingidos refletem o resultado dos esforços e da dedicação dos profissionais da unidade. Ela enfatiza o compromisso em superar novos desafios e alcançar metas mais elevadas, sempre priorizando a qualidade dos serviços oferecidos e o atendimento humanizado.

A Diretora-geral do HGCA, Cristiana França agradece o apoio da Sesab, mencionando a chegada de novos equipamentos e o suporte necessário para o desenvolvimento das atividades hospitalares. “Estamos comprometidos em nos esforçar para superar novos desafios e alcançar marcas maiores, sempre priorizando a qualidade dos serviços ofertados e o atendimento humanizado, com o importante apoio da Sesab e o comprometimento de toda a equipe do HGCA”, concluiu.

Siga o Acorda Cidade/Foto: Ascom

recentes