segunda-feira, setembro 16, 2024

IBGE: Ipirá se mantém como município mais populoso da Bacia do Jacuípe. Riachão e Capim Grosso estão empatados

Assim como foi feito com o território do sisal após a divulgação da estimativa populacional dos 5570 municípios brasileiro pelo Instituto de Geografia e Estastíticas – IBGE do ano 2024 na última quinta-feira, 29, o Calila Notícias fez o levantamento da situação dos 15 municípios do território da Bacia do Jacuípe e concluiu que de 2022 quando foi divulgado o CENSO até o dia 1º de Julho deste ano, a soma do crescimento populacional de cada cidade alcançou 9.829 (3,8%) e o número total de 265.717 pessoas.

Ipirá – BA

Ipirá se mantém como o mais populoso com 59.264 pessoas, seguido por Capim Grosso que superou Riachão do Jacuípe, porém a quantidade de pouco mais de 100 pessoas, pode considerar que estão empatados, Capim Grosso alcançou uma população de 35.228, enquanto Riachão chegou a 35.118.

Gavião é o município menos populoso, atualmente possui 4.493 habitantes.

Segundo o IBGE, o estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Conforme a tabela abaixo se encontra cada município da Bacia do Jacuípe com a população do CENSO 2022, a estimativa divulgada recentemente crescimento em número e porcentagem, além da posição em nivel estadual e nacional.  Ipirá por exemplo com quase 60 mil habitantes está como 37º município mais populoso da Bahia e no Brasil aparece na 535º.

Gavião por sua vez está entre os menos populosos do Estado, dos 417 existentes, Gavião está na 411ª posição. Mas quando parte para a posição nacional, já não está entre os últimos, são 5.570 no País e a terra que tem o nome da grande ave que representa o sertão aparece na posição 4.508.

O atual prefeito de Serra Preta transferiu o município para o Território Portal do Sertão quem tem Feira de Santana como destaque, porém, fizemos algumas buscas e não foi encontrado no novo território de identidade, por essa razão, consideramos como sendo da Bacia do Jacuípe.

Por Redação CN

recentes