Divulgado nesta quinta-feira, 8 de setembro de 2016 as notas observadas Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todo pais. Podendo ser filtradas por em nível Nacional, Estadual, Municipal e por Escola, as pesquisas podem ser separadas por tipos de unidade escolar (Federal, Estadual e Municipal). O Portal Bacia do Jacuípe pesquisou as notas em todos os municípios pertencentes ao território de Identidade Bacia do Jacuípe, observando as notas nas séries iniciais (4ª série / 5º ano) e Séries Finais (8ª série / 9º ano).

O município de Pintadas obteve a melhor nota nas séries iniciais entre os 14 municípios, obtendo 4,7, já nas séries finais ficou na última colocação obtendo 2,7 onde a meta projetada era de 4,4. A melhor classificação ficou para Pé de Serra e Quixabeira obtendo 3,8.

Nas séries finais os municípios de Gavião, Nova Fátima e Várzea da Roça não alcançaram as metas projetadas, já nas séries finais apenas Quixabeira, Serra Preta e Várzea da Roça alcançaram ou superaram as metas projetadas.

Faça sua pesquisa clicando em http://ideb.inep.gov.br/resultado/

COMO É CALCULADO O IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

Fonte: Bacia do Jacuípe