O povoado de Viração, com cerca de 300 habitantes, distante 18 km da sede de Baixa Grande, conhecido como o povoado mais antigo do município, tendo como nome de origem Capelinha de São João, nome do padroeiro daquela comunidade que atualmente parece não ter mais fies.

A igreja construída ainda no século XIX em estilo barroco tris em sua faxada um sino de cobre que não se encontra igual na região. Até os anos 80, na parte interna da igreja possuía uma galeria e uma caixa de madeira que encobriam o sino, permitindo o som ser ouvido até 6 km do povoado.

Atualmente o povoado possui dois salões de duas denominações evangélicas (Assembleia de Deus e Congregação Cristã do Brasil), ambas com menos de oito fies em cada. Do outro lado, o templo católico está totalmente abandonado, sem nenhuma liderança local. Lixos são jogados próximos a igreja, portas ficam abertas dia e noite, permitindo entrada de animais e vândalos. As poucas imagens ainda existentes no interior da capela estão com vários galhos trazido pelos passarinhos, muitas fezes dos pássaros no piso, bancos e nas imagens. Boa parte das paredes já caindo o reboco.

Nos últimos anos, padres foram celebrar missa na comunidade e os moradores não sabiam, com o templo abandonado ainda permitia a celebração das missas. Há mais de um ano não acontecem mais celebrações na comunidade.

Com informações e foto do Bacia do Jacuípe