sexta-feira, novembro 22, 2024

Inmet alerta para baixa umidade na Bahia e tempestades no Norte

Os Estados do Norte e Centro-Oeste afetados por tempestades têm previsão de chuva de até 100 mm por dia, ventos intensos e queda de granizo. Também há previsão de “perigo potencial” devido às chuvas em partes de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.

Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins devem ter chuva de até 50 mm por dia e ventos intensos, a partir desta terça.

Já a parte central do País tem alerta para baixa umidade. Nesta terça, o Inmet emitiu um alerta para Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. A umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30% nesta terça.

A previsão para o Rio de Janeiro e São Paulo é de muitas nuvens. As temperaturas ficam entre a mínima de 16ºC e máxima de 34ºC.

Sistemas meteorológicos

De acordo com o Climatempo, a instabilidade no tempo em grande parte do Brasil se deve à atuação de vários sistemas meteorológicos atuando ao mesmo tempo.

O principal deles é a atuação de um cavado, uma área alongada de baixa pressão — que, junto com uma baixa pressão em superfície e o avanço de frentes frias, contribuirá para a manutenção da chuva ao longo da semana. Esse padrão trará uma regulação importante na temperatura, aliviando o calor intenso em diversas regiões da faixa central do País.

No Sul, a chuva deve voltar com força. No Centro-Oeste e em Minas Gerais, as chuvas aliviam a seca extrema dos últimos meses. Já no Sudeste, a mudança traz alívio para o calor, e abaixa as temperaturas. No Norte e Nordeste, haverá mais chuva também.

Ao longo desta semana, a tendência é de que a chuva continue se espalhando, com os sistemas de baixa pressão atuando mais fortemente sobre o Sudeste e Centro-Oeste. Para o final de semana, o tempo deve continuar instável em boa parte dessas regiões, com chuva mais intensas localmente, segundo o Climatempo.

Forte: Terra

recentes