Com o tema “Com Santana, a Missão dos Cristãos Leigos: Sal da Terra e Luz do Mundo”, celebrou-se a Festa de Senhora Santana, padroeira do município e da cidade de Ipirá (BA). As celebrações foram conduzidas pelo bispo diocesano Dom André Witte, o padre Gabriel Buranie, o Diácono Genival Araújo, na companhia de outros padres e auxiliares da Igreja.

As novenas aconteceram do dia 17 até 25 de julho. E a festa da Padroeira aconteceu no dia 26, dia de Santana. Caminhadas, missas, confissões, novenários e procissão fazem parte da programação que atraem milhares de devotos da cidade e das regiões circunvizinhas. A programação social conta com quermesse, bingos, leilões e apresentações musicais.

A programação da quinta-feira, dia 26, começou logo cedo, pela manhã, com Alvorada, Missa Solene, Ofício de Nossa Senhora e peregrinação da imagem da Santa que sai em procissão da Igreja Matriz, dá a volta pelas principais ruas do centro e retorna para a Igreja Matriz, finalizando com apresentação da Banda Cantores de Deus.

O movimento foi constante, durante todos os dias das comemorações, mas o último dia (26), apesar da chuva fina, surpreendeu, milhares de católicos compareceram durante todo o dia, o espaço em frente à igreja tornou-se pequena para tantos fiéis.

A procissão, um dos pontos altos nas celebrações, contou com forte presença dos religiosos presentes, e foi vivenciada envolta de uma áurea de alegria e de espiritualidade, onde se presenciou o sentimento de estar com o coração atento para refletir a palavra de Deus.

Banda Cantores de Deus

Outro ponto alto deste último dia de celebrações, foi a apresentação, as 17h, da famosa Banda Católica Cantores de Deus

O grupo foi formado em 1995 pelo Padre Zezinho. Inicialmente, eles apenas acompanhavam os shows do religioso, mas depois iniciou uma carreira independente.

Com canções inéditas e comoventes, transmitindo a paz e o amor de Deus, as três vocalistas emocionaram o público presente. Além de cantar, elas dialogaram com todos sobre a vida cristã.

À apresentação contou com a presença de um grande público que se emocionou com as músicas executadas e terminou com muito êxito.

Festa de Senhora Santana

Segundo os preceitos da Igreja católica, a festa de padroeira é uma oportunidade para o católico viver e fortalecer a graça da espiritualidade, do amor e da gratuidade em Deus. Um momento especial que favorece a reflexão e fortalece a fé cristã.

De acordo com a bíblia, senhora Santana e o esposo Joaquim não conseguiam ter filho e sofriam por isso, mas graças a um milagre, aos 40 anos ela engravidou de uma menina que chamou de Maria.

Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br