Ipirá: Estudantes do Senai fazem visita técnica à JS Distribuidora de Cosméticos

Foram duas horas de conhecimentos e descobertas para 18 jovens (13 mulheres e 5 homens), todos alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em Ipirá, cidade da Bacia do Jacuípe que fica a 210 km de Salvador, e mais a instrutora Ivone Muti, recepcionados pelo diretor-proprietário Edvanilson Santos, ‘Dudy’, da JS Distribuidora, a maior empresa do ramo no estado da Bahia genuinamente ipiraense, que emprega mais de 150 funcionários muitos dos quais de Ipirá, e que coloca no mercado brasileiro diversas marcas de cosméticos, inclusive, a própria criação idealizada por eles e que chega às prateleiras com inovação e determinação: Umidi’Hair.

Estudantes do curso básico auxiliar de operação e logística da disciplina Saúde e Segurança do Trabalho (NR 11), exigência de aplicação em todas as empresas por leis e normas específicas, conheceram de perto o funcionamento de uma organização moderna desde o portão principal de entrada, o da própria sede física até a saída de pessoas e mercadorias.

Atentos e orientados pela supervisão da instrutora Ivone Muti e com informações do conhecido empresário Dudy, que não abriu mão de recepcionar os jovens conterrâneos, foram seguindo passo a passo a logística de recepção, armazenagem e distribuição de dezenas de produtos que ficam, por algum tempo, em 510 espaços praticamente iguais em dezenas de gôndolas e caixas hermeticamente organizadas que ao todo enchem 400 carretas totalmente carregadas.

Essas técnicas, além da questão primordial da segurança do trabalho para os funcionários de todos os níveis e respeito às NRs, foram apresentados durante uma conversa de meia hora no auditório da JS Distribuidora quando foi franqueada a palavra e os alunos puderam fazer perguntas, questionamentos e conhecer a operação diuturna da empresa.

Ouviram de um empresário bem-sucedido que abraçou com dedicação o que faz, que “determinação, conhecimento, destreza, vontade de chegar e no tempo de cada etapa” levam todo e qualquer cidadão a realizar sonhos e objetivos.

Dudy, que foi vendedor desde cedo quando acompanhava o pai na feira numa pequena barraca de fumo, reafirmou que é preciso assiduidade, compromisso e seriedade em cada detalhe da comercialização, que engloba produção, armazenagem e venda e respeito a todo instante aos amigos e clientes, enfim, ao ser humano.

Ao fim, além de agradecer a visita de todos, Dudy ofereceu aos alunos que posaram para foto, apenas como lembrança – para muitos a primeira visita a uma empresa de porte – um kit com cosméticos e apetrechos distribuídos e produzidos pela JS Distribuidora.

Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial faz parte do Sistema S da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e tem expertise mundial na formação de mão de obra em nível técnico e em todo o Brasil, onde já formou e colocou no mercado milhares de profissionais.

Em Ipirá, a unidade local – um dos modelos de Escola do Senai – está praticamente pronta, deve ser inaugurada nos próximos meses ao lado da Câmara Municipal e da Prefeitura e tem capacidade para aproximadamente 800 alunos nos 3 turnos.

Normalmente, essas unidades operam com apoio das Prefeituras de cada município. A Fieb – Federação das Indústrias da Bahia – está inaugurando 20 unidades desse porte no estado.

Tudo News