A Associação Beneficente Nina Gomes ABENG participou nesta terça-feira (07) da sessão na Câmara de Vereadores de Ipirá, para apresentar a todos os vereadores um projeto de intervenção que faz parte do Curso básico de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais oferecida (gratuitamente) pela ABENG. Já é o segundo curso de LIBRAS que a Associação promove em Ipirá, com o objetivo de explicar e ensinar o desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais, compartilhando informações importantes para a efetiva inclusão dos surdos.

Na oportunidade, foi entregue um requerimento à presidência da casa, solicitando a inserção do ensino de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, nas escolas de rede municipal do município, para que se cumpra o Decreto número 5.626/05, que regulamenta a Lei número 10.436/2002, que dispõe sobre a inclusão da LIBRAS como disciplina curricular e o ensino da língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos, além da organização da educação bilíngue no ensino regular. Uma vez que a ABENG – Associação Beneficente Nina Gomes – tem como uma de suas finalidades a constituição de sujeitos para atuarem reflexivamente nas próprias comunidades.

Os vereadores tomaram ciência da importância de inserir no currículo escolar o do Curso básico de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e prometeram convocar a Secretaria Municipal de Educação para discutir e elaborar um projeto de Lei para que o município possa contar obrigatoriamente com mais esta disciplina.

Caboronga Notícias com informações de Nina Gomes