sexta-feira, abril 12, 2024

Ipirá tem baixa procura por vacina contra dengue

Ipirá e mais oito cidades baianas registram baixa adesão na vacinação contra a dengue. Por isso, as imunizações serão transferidas para outros locais. Além de Ipirá também houve pouca vacinação contra a virose em Baixa Grande, Mundo Novo, Pé de Serra, Camaçari, Simões Filho, Candeias, Lauro de Freitas e na capital baiana, Salvador.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) não informou o número de imunizações nessas cidades. As vacinas têm prazo de validade até 30 de abril. Como informado desde o início da campanha, as imunizações devem ser aplicadas em crianças e pré-adolescentes, entre 10 e 14 anos.

Nesta terça-feira (2), a Sesab decidiu enviar as doses para as cidades de Vitória da Conquista, Serrinha, Jacaraci, Caetité, Barra do Choça, Teixeira de Freitas, Morro do Chapéu, Piripá, Macaúbas e Bonito. Estes dez municípios foram selecionados a partir de critério definido pelo Ministério da Saúde e após resolução pactuada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância que reúne gestores municipais e estadual de saúde, realizada nesta segunda-feira (1°).

Em torno de 15 mil doses do imunizante serão encaminhadas de municípios que já estavam realizando a vacinação para os selecionados pela pasta federal. Até esta terça, a Bahia já registrou 27 mortes por dengue neste ano. Os municípios com óbitos são Vitória da Conquista (7); Jacaraci (4); Piripá (3); Feira de Santana (2); Juazeiro (2); Santo Antônio de Jesus (2); Barra do Choça (1); Caetité (1); Campo Formoso (1); Carinhanha (1); Ibiassucê (1); Irecê (1) e Santo Estevão (1). No estado, 275 municípios estão em estado de epidemia de dengue, outros 56 estavam em risco e 16 em alerta. A Sesab informou também que a Bahia tem taxa de letalidade 1,5, menor do que a média nacional.

Por Ipirá City

recentes