A comunidade ipiraense recebeu com tristeza a notícia do falecimento do então prefeito licenciado de Ipirá Ademildo Sampaio Almeida, na noite de 03 de julho de 2016.

Com quatro mandatos e vereador, uma candidatura a prefeito e uma de deputado estadual, sendo que os as duas últimas candidaturas sem êxito, ademildo foi convidado pelo então prefeito Diomário Gomes de Sá para assumir a pasta de secretário municipal de Saúde, onde ocupou o cargo até o final de 2011.

No pleito eleitoral de 2012, após coligação com os partidos da então situação, o médico Ademildo Sampaio Almeida (PT) aceitou ser o candidato a vice-prefeito na chapa da médica e então candidata Ana Verena Rios Colonnezi, obtendo uma vitória com 49 votos à frente na chapa do seu oponente, o atual prefeito Marcelo Brandão (DEM).

Após eleita a então prefeita Ana Verena renunciou ao mandato e o então vice-prefeito Ademildo Almeida, foi empossado no cargo de prefeito por aproximadamente três anos.

Em decorrência da aliança política, o prefeito Ademildo teve dificuldade de encampar sua administração, que mesmo com as amarras políticas conseguiu um volume significativo de obras na sua gestão.

Em 11 de agosto de 2015, o prefeito se licenciou do cargo em agosto do ano passado, período em que se submeteu a uma cirurgia, retornando ao cargo em 11 de fevereiro deste 2016.

O período de licença foi de 90 dias, porém, renovado por mais 90 dias. Durante este período, assumiu o comando do executivo municipal, o presidente da Câmara de Vereadores, Anibal Ramos Aragão, já que a prefeita eleita renunciou no início do mandato, assumindo em seu lugar o então vice-prefeito eleito Ademildo Almeida.

Após a votação do pedido da licença, o vereador Aníbal Aragão volta a ocupar o cargo de prefeito do município, assumindo a presidência da Câmara o vereador Benedito Oliveira Alves e para a vaga do vereador Aníbal, assume o cargo a suplente Nilzete Rosário. O período de licença médica para tratamento de saúde do então prefeito, foi de 26 de abril a 26 de julho de 2016.

No entanto, no dia 03 de julho de 2016, faleceu o prefeito Ademildo Sampaio Almeida (PT), de 61 anos. O gestor estava internado no Hospital São Rafael, em Salvador. O corpo foi velado na Câmara Municipal de Ipirá e sepultado, na tarde da segunda-feira (4), no Cemitério Vale das Flores.

Homem de caráter e personalidade forte, Ademildo deixou para a classe política de Ipirá, um exemplo de como administrar os recursos do município com austeridade e honradez. Ele era casado com a professora Iara Almeida, com quem teve três filhas. Amanda, Mariana e Marilia. Deixou também o neto Pedro e agora o recém-nascido Miguel.

Como forma de homenagear a figura de um grande homem e político. A comunidade ipiraense espera que os poderes Legislativo e Executivo faças justiça, denominado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ademildo Sampaio Almeida, aquela que foi um dos grandes legados do médico e prefeito de Ipirá.

Caboronga Notícias com imagem do arquivo