Faleceu na noite desta quinta-feira (12) em Brasília/DF, aos 58 anos, um dos filhos ilustres de Ipirá, o poeta Filadelfo Sampaio. Homem elegante que dominava as letras com incrível facilidade. Grande boêmio, filho do recém falecido Chico de Miguel, Fila como era carinhosamente chamado pelos seus conterrâneos, a partir da sua juventude dividiu o seu tempo de vida entre Ipirá, Salvador e Brasília.

O escritor Alberto Pires postou em sua página na rede social a seguinte homenagem:
Hoje nossa Camisão amanheceu mais pobre em sua cultura o nosso lírico poeta Filadelfo Sampaio nos deixou e foi espalhar poesia em outro plano… Ele com a sua simplicidade genial viveu com toda intensidade dos seres especiais. Com uma escrita toda própria deixou a sua marca nessa colcha de retalho chamada cultura. Que você continue a espalhar poesia nesse outro plano, pois a missão de cada poeta jamais se acabará… Ela é feita de sonhos e sonhos foram feitos para eternizar. Que a luz divina te receba com os holofotes tão merecidos para a nova estrela que acabou de chegar… Muita luz sempre poeta querido nessa sua nova morada. Abraços e meus sentimentos para toda família.

O primo Rogério Pires Santos também assim descreveu Filadelfo:
Foi com muito pesar que dei de cara aqui no face com uma postagem do meu primo carnal José Carlos Sampaio Santos informando do falecimento do seu irmão meu também primo carnal Filadelfo Sampaio.

Mal a família superou a morte do patriarca meu tio saudoso CHICO DE MIGUEL, agora outro tombo. Não faz muito tempo que ele postou aqui que ESTAVA CHEGANDO se referindo a sua vinda para Ipirá oriundo de Brasília onde residia.

Eu postei um comentário dando- lhes as boas vindas e ele na sua generosidade me agradeceu e se dizendo meu fã. Eu estou com um scrípte pronto dá ESCOLINHA DO PROFESSOR DA TORÁ interativo e eu o tinha escolhido para ser o personagem ZÉ BONITINHO até pela sua maneira alegre, debochada no bom sentido de dialogar com todos nós no FACEBOOK.

Lamento bastante e a escolinha perdeu um dos seus alunos e vai ficar suspensas temporariamente. As publicações que vou colocar no texto IN MEMÓRIA ou excluirei o Zé bonitinho dá brincadeira. Vai ficar na minha lembrança a memória do bonachão e bonitão do face e só me resta pedir a Deus que o receba com muita festa e alegria na casa do nosso pai eterno!!!!

Filadelfo Sampaio era separado e deixou três filhos. O velório aconteceu no Cemitério do Campo da Esperança Asa Sul na Capela 03 e a solenidade de cremação do corpo aconteceu na manhã deste sábado (14) em Brasília/DF, lugar onde escolheu para passar o resto dos seus dias.

Uma homenagem do Caboronga Notícias