terça-feira, julho 1, 2025

Irregularidades na prestação de contas do transporte escolar desencadeiam ações administrativas no interior da Bahia

A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) tem intensificado as ações de fiscalização sobre a gestão de recursos destinados ao Programa Estadual do Transporte Escolar (PETE/BA) no interior do estado. No último sábado (28), uma série de portarias foi publicada pela secretária Rowenna dos Santos Brito, revelando a instauração de Processos Administrativos de Reparação de Danos ao Erário e Tomadas de Contas Especiais em diversos municípios.

As medidas buscam apurar, determinar e cobrar eventuais danos decorrentes de irregularidades na prestação de contas dos recursos repassados, o que pode evidenciar desafio persistente na gestão do transporte de estudantes na zona rural.

Os principais motivos para a instauração desses processos incluem a não prestação de contas ou a apresentação de documentos em desacordo com as normas do programa. Entre os municípios com a gestão do transporte escolar sob análise estão:

  • Brejolândia: Designada Tomada de Contas Especial devido a não prestação de contas de recursos do PETE/BA relativos aos exercícios de 2007 e 2008, oriundos de convênios.

As ações administrativas são fundamentadas em legislações estaduais, como a Lei Estadual nº 12.209/2011 e o Decreto Estadual nº 15.805/2014, além da Lei nº 2322/1966 para as Tomadas de Contas Especiais.

O PROGRAMA

Instituído em 2009, o Programa Estadual do Transporte Escolar na Bahia tem como objetivo transferir recursos financeiros diretamente aos municípios que realizem, nas suas respectivas áreas de circunscrição, o transporte escolar de alunos de ensino médio da rede pública estadual, residentes no meio rural.

Poderão ser transferidos recursos do PETE aos municípios que comprovarem a realização de transporte escolar de alunos matriculados no ensino médio em área rural, residentes em seu território, para escola da rede pública estadual localizada em outro município, desde que avaliada a real necessidade pela Secretaria da Educação.

O valor dos recursos a ser repassado a cada município terá como parâmetros: a área total do município, o número de alunos matriculados no ensino médio nas escolas estaduais em área rural que utilizem transporte escolar, constantes nos dados oficiais do Censo Escolar do INEP/MEC, relativo ao ano imediatamente anterior ao do atendimento.

Fonte: Bahia Notícias / Foto; Reprodução

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