domingo, dezembro 3, 2023

Jerônimo lança programa para pessoas com doença renal crônica

O governador Jerônimo Rodrigues anuncia, nesta quarta-feira (1°), às 18h, no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), medidas que auxiliarão a acelerar o processo de regulação de pacientes, cujo investimento supera os R$ 116 milhões por ano. A principal medida é o lançamento do programa de Cofinanciamento Estadual na Atenção Especializada às Pessoas com Doença Renal Crônica. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, também estará presente.

Um dos reflexos imediatos do programa de Cofinanciamento Estadual na Atenção Especializada às Pessoas com Doença Renal Crônica é a liberação de 132 leitos hospitalares, atualmente ocupados por paciente dialíticos, para que a Central Estadual de Regulação possa encaminhar outros pacientes, além da eliminação da fila de espera de 122 pessoas que aguardam para fazer hemodiálise ambulatorial, que vinha crescendo em virtude da falta de acesso a diálise ambulatorial.

Outra medida é a ampliação do Programa de desospitalização e serviço de oxigenoterapia domiciliar, o que possibilitará que mais pacientes possam continuar o seu tratamento na residência, liberando leitos hospitalares. Também na perspectiva de acelerar o processo de regulação está a contratação de novos médicos reguladores que atuarão na Central Estadual de Regulação.

Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

recentes