quarta-feira, maio 29, 2024

Jorge Luiz, uma história que se destaca no rádio baiano

Mesmo enfrentado dificuldade de locomoção, por sequelas proveniente da poliomielite, mais conhecida por “paralisia Infantil”, o menino humilde com apoio inestimável da mãe, e nascido em Ipirá, na Bacia do Jacuípe, não se abateu e provou para si mesmo que era capaz de disputar espaço no mercado de trabalho em igualdade de condições com os demais.

Jorge Luiz iniciou o aprendizado como ajudante de marceneiro, foi fogueteiro, sapateiro e feirante, até chegar ao comércio onde atuou nas extintas, Cemol, Mercadinho da Cooperativa e na Garota.

No entanto, a real vocação estava no rádio, na locução, onde iniciou a trajetória nos serviços de alto falante de Rogerio Pires Santos, “Rogerão”, e Antônio Macedo Mascarenhas “Bitonho”.

A primeira oportunidade no rádio, surgiu no ano de 1988, quando aceitou o convite de Almir Miranda, para estagiar na recém fundada Ipirá FM. Após um breve estágio, o então coordenador da emissora, Alberto Rodrigues, resolveu lança-lo no comando do programa Alvorada Sertaneja, onde ele se tornou uma referência, vindo mais tarde a criar o programa jornalístico Conexão Chapada, onde fez dupla com Antônio Macedo Mascarenhas “Bitonho”, substituído posteriormente por Marcelo Brandão.

Além do trabalho nos estúdios, ele também realizou coberturas no carnaval de Salvador, nas micaretas de Feira de Santana, Ipirá, Itaberaba e Baixa Grande. Também realizou cobertura das festas juninas em Ipirá, Mairi e Tapiramutá.

Em 1992, Jorge Luiz deixou a emissora para seguir a trajetória na comunicação com passagem na Rádio Sisal, de Conceição do Coité, Ipirá AM, Baixa Grande FM e atualmente na Serra Dourada FM.

Jorge Luiz também se destacou como assessor de comunicação na Câmara Municipal de Ipirá e na Prefeitura de Baixa Grande, durante as gestões dos prefeitos; Amado Fontoura, Gilvan Rios em dois mandatos e Pedro Lima Neto, recebendo o Título de Cidadão Baixagrandense pelo brilhante trabalho naquele município, honraria outorgada pela Câmara de Vereadores local. Ele também atuou em Ipirá como diretor na Superintendência de Cultura na segunda gestão do prefeito Luís Carlos Martins.

Um dos momentos mais marcantes para o radialista Jorge Luiz foi dividir a bancada com o renomado radialista Yancey Cerqueira, ícone do jornalismo baiano.

Jorge também se destacou com trabalho de palco, apresentando campanhas políticas em Ipirá e Baixa Grande, além de apresentação de grandes shows artísticos e musicais.

Por Yancey Cerqueira/Radialista DRT/BA 06

Fonte: Radialista Jorge Luiz – Foto: Arquivo Pessoal

recentes