quinta-feira, abril 25, 2024

Jurandy Cunha Oliveira é o homenageado no quadro ”Personalidade da Semana”

O ex-deputado Jurandy Cunha Oliveira nasceu no dia 15 de janeiro de 1937, em Ipirá, casado com Edite de Souza Gomes (Nina Gomes) é um dos nove filhos de um casal formado em 1930. Seu pai, Alonso Gonçalves de Oliveira, era fazendeiro e tinha grande influência na região. Sua mãe, Albina Cunha Oliveira, era filha de portugueses.

Jurandy morou no Rio de Janeiro ainda jovem, entre o final da década de 50 e o início dos anos 60, para estudar. Em 1963, vei morar em Salvador, cursou Direito na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Chegou a atuar como professor de Direito e Legislação aplicada numa escola de formação, entre 1969 e 1970, mas abandonou a carreira acadêmica. Priorizando mesmo a política.

Os primeiros cargos, na verdade, foram conquistados justamente em Ipirá. De primeira, em 1971, foi eleito em plena ditadura pelo então partido de oposição ao sistema, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) dando ponta pé a sua carreira política junto a Dr. Delorme Martins. Depois, em 1977, migrou para a Arena, representada, sobretudo, pelos simpatizantes do regime militar liderado por Dr. Humberto Colonezzi.

FORMAÇÃO EDUCACIONAL

Cursou o Primário na Escola Antônio Carlos Pedreira, São Gonçalo dos Campos-BA, 1951 e o Secundário nos colégios: Plínio Leite e no Cenecista do Cubango, Niterói-RJ, 1963. Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, 1969, e em Ensino Comercial, pela Fundação Visconde de Cairu, Salvador-BA, 1966.

ATIVIDADE PROFISSIONAL

Professor de Direito Usual, Legislação Aplicada e Contabilidade Bancária da Escola Mário Augusto Teixeira de Freitas, 1969–1970; diretor-geral do Instituto de Terras da Bahia, INTERBA, Salvador, 1991–1992.

CONDECORAÇÕES

Medalha de Reconhecimento conferida aos Constituintes de 1989, Assembleia Legislativa, 1990; Ordem do Mérito da Bahia, classe Grande Oficial Governo do Estado, 1990; título de Cidadão dos seguintes municípios da Bahia: São Gonçalo dos Campos, Paratinga, Iaçu, 1997; jandaíra, Souto Soares, Barra do Mendes.

”Delorme Martins, foi o maior Líder Político de Ipirá, não é o fato de ter ganho para ele a eleição em 1976, que desconheça que ele foi a maior liderança, eu ganhei por uma composição, eu ganhei porque o grupo estava mais forte, mas Delorme em verdade sempre foi e eu repito, a maior liderança de Ipirá.”

Com 10 Mandatos de Deputado Estadual, Jurandy Oliveira, lançou seu filho Marcelo Oliveira para o Pleito eleitoral em 2022, ele obteve 20,964 não conseguindo assim ser eleito, mas que lhe serviu como boa experiência, já que foi a sua primeira disputa.

Jurandy Oliveira nosso homenageado, é uma ” Lenda viva” da Política Baiana e Ipiraense.

Ipirá City

recentes