O deputado estadual Jurandy Oliveira (PP) declarou nesta terça (12), apoio a Adolfo Menezes, do PSD, para presidir a Assembleia Legislativa da Bahia. Jurandy, apesar de ser do mesmo partido que Niltinho (PP), que também pleiteia o cargo, afirmou ao site que “desde o início estava com Adolfo”. Nos bastidores, no entanto, surgiu a conversa que ele esperava uma sinalização do governador Rui Costa, caso contrário apoiaria o correligionário Niltinho. Com mais um apoio, Adolfo chega a 48 votos declarados.

Como o BNews noticiou mais cedo, o governador Rui Costa (PT) só espera novo encontro com o vice-governador João Leão (PP) para selar a unidade da base na AL-BA em torno do nome de Adolfo Menezes. Niltinho, postulante do PP, espera também a sinalização do chefe do Executivo baiano para confirmar a retirada da sua candidatura.

A vitória de Adolfo representa a manutenção de um acordo selado com aval de Rui ainda em 2018, que definiu Nelson Leal (PP) como presidente em 2019-2020, enquanto o candidato do PSD assumiria posteriormente. A eleição na AL-BA está marcada para ocorrer dia 1° de fevereiro, com votação secreta.

Por: Tamirys Machado e Victor Pinto e imagem do arquivo