A Justiça liberou as contas bancárias da Prefeitura de Ipirá (BA). As contas estavam bloqueadas desde o dia 9 deste mês, impossibilitando o pagamento de fornecedores.

Segundo o prefeito Juracy Oliveira, empossado após eleição indireta, na terça-feira, 09 (relembre), nesta segunda-feira (22), será dada continuidade junto aos bancos ao processo de liberação das contas bloqueadas.

Ainda de acordo com o prefeito Juracy, as contas bloqueadas estavam trazendo um grande transtorno a nova gestão municipal. Em entrevista veiculada no Conexão Chapada, programa da Rádio Ipirá FM, desta terça-feira 16 (relembre), o prefeito empossado, Juracy Oliveira Júnior (Jota), disse “empresas ainda não receberam porque no dia seguinte à eleição o presidente da Câmara Municipal se antecipou e levou aos bancos a informação que a eleição teria sido nula e que o município continuava governado pelo ex-prefeito”. Tal fato, ainda segundo o prefeito Juracy, teria criado um clima de insegurança aos bancos, que disseram que consultariam o jurídico, e só depois, forneceriam as senhas das contas bancárias da prefeitura.

ENTENDA

A eleição indireta, prevista na Lei Orgânica do município, para prefeito e vice, acontecida no dia 09/08 (relembre), em Ipirá (BA), deu como vencedora a chapa constituída tendo como prefeito Juracy Oliveira Júnior (Jota) e vice-prefeito Albertino Gomes de Deus (políticos da oposição ‘jacu’).

A chapa derrotada foi representada pelo prefeito que ocupava o cargo interinamente Aníbal Ramos Aragão e a vice-prefeito, o vereador Raimundo Sampaio Simas.

O grupo derrotado “macaco’, que tem maioria na Câmara, dava como certa a vitória de sua chapa, mas na última hora o vereador Raimundo Simas, candidato “macaco” e ocupando a posição de vice na chapa, resolveu dar o voto ao grupo ‘jacu’, consumando assim a vitória do grupo oposicionista.

O voto inesperado deixou o grupo ‘macaco’, que pela lógica seria vencedor, perplexo, tornando a eleição em um fato inesperado para o grupo derrotado.

Segundo informações veiculadas nos meios de comunicação, o presidente da Câmara Municipal, vereador Benedito Oliveira (vereador do grupo derrotado), após a votação, enviou ofício aos bancos informando que a eleição teria sido nula.

Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br