Com o fim da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, foram definidos os oito times brasileiros classificados para a edição de 2020 da Libertadores da América.

O título da Copa do Brasil combinado com a classificação do Athletico Paranaense entre os seis primeiros colocados do Brasileirão abriu uma vaga a mais para o país na competição sul-americana.

As conquistas do Brasileirão e da Libertadores pelo Flamengo em 2019 também criaram uma vaga extra para o Brasil – chegando ao total de oito classificados.

Seis times vão direto para a fase de grupos, enquanto dois – Corinthians e Internacional -, disputarão a fase preliminar da Libertadores no início do ano buscando avançar para a fase de grupos.

Essa é a primeira vez que a Libertadores da América terá os quatro grandes de São Paulo na disputa.

Conheça os classificados.

Athletico Paranaense 

Campeão da Copa do Brasil, o Athletico se tornou o primeiro time brasileiro classificado para a Libertadores 2020. O Furacão fez boa campanha no torneio sul-americano em 2019, mas teve a saída do técnico Tiago Nunes e deve sofrer com as prováveis saídas de Bruno Guimarães, Marcelo Cirino e jogadores emprestados – precisa se remontar para chegar forte novamente ano que vem.

Flamengo 

Campeão de tudo em 2019, duas dúvidas pairam na cabeça do torcedor Rubro-Negro: Jorge Jesus e Gabigol ficam?

Com um elenco forte, tem tudo para brigar por todos os títulos novamente em 2020. Palmeiras ta na Libertadores de 2020, o Palmeiras precisa de um técnico que faça seu vasto elenco render. As mudanças no comando do futebol abrem um novo cenário para que o Verdão brigue pela Libertadores do ano que vem.

Santos 

Jorge Sampaoli fica ou sai? Esta definição é importante para as ambições de um Peixe que surpreendeu no Brasileirão de 2019. Se o argentino sair, qual será o nível da reposição? Emprestado, o lateral esquerdo Jorge pode sair, assim como o zagueiro Gustavo Henrique, em fim de contrato. Para ser tão brilhante e competitivo como em 2019, o Santos precisa se mexer.

Grêmio 

Apesar da pesada derrota na semifinal da Libertadores de 2019, o Imortal conseguiu virar a página para terminar o Brasileirão em alta. Uma sequência de vitórias assegurou o Tricolor Gaúcho com uma vaga direta na fase de grupos. Luan pode sair, Everton segue com interesse europeu. A permanência de Renato Gaúcho é um trunfo gremista para mais uma boa campanha a nível sul-americano.

São Paulo 

Enfim, de volta. Em 2019, o São Paulo foi eliminado precocemente na fase preliminar da Libertadores. Com as prováveis permanências de Raí e Fernando Diniz, o Tricolor Paulista terá mais estabilidade para fazer uma boa participação. Antony pode estar de saída.

Corinthians 

Entre trancos e barrancos, o Corinthians conseguiu sua vaga na Libertadores para 2020. No entanto, precisa encarar a fase preliminar – em que muitos times brasileiros têm tido dificuldades e até caído fora. Logo no início do ano, Tiago Nunes precisa mostrar serviço para colocar o Timão na fase de grupos da competição sul-americana.

Internacional 

O último a garantir sua vaga na Libertadores 2020, o Inter sempre mostrou força e é respeitado na América do Sul. Em 2019, foi eliminado pelo Flamengo nas quartas de final. Com o técnico argentino Eduardo Coudet e bons reforços, o time gaúcho tem tudo para avançar até a fase de grupos e brigar novamente.

Fonte: Onefootball