sexta-feira, abril 12, 2024

Lula bate recorde de emendas parlamentares liberadas em um único mês

Com R$11,8 bilhões liberados para estados e municípios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu recorde de emendas indicadas por parlamentares em um único mês. O levantamento é referente ao período de julho, e foi feito pela Associação Contas Abertas, com divulgação do Estadão

O governo utiliza o dispositivo Emenda Pix, que não carimba qual a destinação da verba e, assim, blinda que os parlamentares precisam prestar contas. Só em julho, R$6,4 bilhões foram destinados por esse modelo. Segundo o Estadão, Carapicuíba/SP foi a cidade que recebeu o maior montante via Emenda Pix e também foi a prefeitura que pagou mais caro por asfalto, reforma de praça e até na compra de carrossel de brinquedo.

Apesar da verba em excedente, cinco escolas estão com obras paradas na cidade. Já no cenário nacional, a grande verba aos parlamentares liberadas em julho foi privilegiada ante outras questões. O governo petista decidiu bloquear recursos que iriam ser destinados a educação básica, ao auxílio gás e para Farmácia Popular.

Fonte: Metro 1

recentes