O Palácio do Planalto afirmou que o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o mandatário venezuelano Nicolás Maduro foi para tratar apenas das eleições que irão acontecer no país vizinho neste ano, e a disputa por Essequibo não foi citada.
Segundo o Planalto, Maduro afirmou ter articulado um “amplo acordo com partidos de oposição na Assembleia Nacional”. Além disso, disse que haverá observações internacionais para garantir a integridade do processo eleitoral na Venezuela.
O encontro entre os líderes ocorreu durante a Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em Kigstown, em São Vicente e Granadinas. O Planalto destacou que a disputa por Essequibo poderia ser tratada em outro momento.
“A região é alvo de um contencioso territorial entre Venezuela e Guiana. O presidente brasileiro já havia expressado na quinta-feira (29) que o tema pode ser debatido posteriormente, em fórum mais apropriado, e que o Brasil sempre estará disponível para contribuir na perspectiva de promoção e manutenção da paz no continente”, informou o Planalto.
Metro 1