quinta-feira, abril 25, 2024

Lula viaja nesta quinta aos EUA para encontro com Joe Biden

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja nesta quinta-feira, 9, para os Estados Unidos, onde irá se reunir pela primeira vez com o presidente americano, Joe Biden. O encontro irá acontecer na sexta-feira, 10, em Washington. Além de Biden, o chefe do Executivo brasileiro também se reunirá com senadores e deputados americanos, além de sindicatos.

De acordo com a coluna de Jamil Chade, no UOL, o encontro entre Lula e Biden irá durar cerca de uma hora. Eles conversarão na companhia do chanceler Mauro Vieira e do assessor especial Celso Amorim, além do secretário de Estado Antony Blinken. Em um segundo momento, ministros entrarão na reunião, entre eles Fernando Haddad, Marina Silva e Anielle Franco.

A Casa Branca não fará uma coletiva de imprensa entre os dois líderes. Segundo o Palácio do Planalto, essa foi uma condição estabelecida pelos americanos. Também não há previsão de acordos sendo anunciados e nem a garantia de que uma nota comum seja publicada pelos dois governos.

Já as duas primeiras damas – Janja e Jill Biden – se reunirão para um chá, dentro da própria Casa Branca.

No país, Lula será hospedado na Blair House, local que o governo dos EUA destina aos chefes de estado que visitam Biden. O presidente brasileiro terá a segurança reforçada por autoridades americanas em meio a convocação dos protestos por parte de grupos bolsonaristas nas diferentes redes sociais.

A Tarde – Foto: José Cruz | Agência Brasil

recentes