Os organizadores esperam que os cidadãos da Chapada compareçam e reforcem o movimento ‘Chapada Sempre Verde’ | FOTO: Reprodução/Arquivo |

Nesta quinta-feira (13), no posto próximo ao Morro do Pai Inácio, localizado no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, acontecerá uma manifestação organizada pelos brigadistas que combatem incêndios florestais na região. O movimento denominado de ‘Chapada Sempre Verde’ convidou toda a comunidade para participar dessa manifestação em defesa da natureza que começa às 9h.

“Especificamente na Chapada, os incêndios florestais têm sistematicamente destruído nascentes, matas e toda a biodiversidade. Aumentando todos os anos com a seca que massacra as populações locais”, falou ao Jornal da Chapada um dos organizadores do movimento e presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira dos Santos.

Segundo ele, até mesmo o abastecimento de água em Salvador fica em risco. Por conta disso, Vieira acredita que essa é uma luta de cada cidadão baiano, não apenas dos brigadistas ou da população chapadeira. Principalmente porque a importância da biodiversidade vai além de sua beleza cênica.

Os organizadores esperam que os cidadãos da Chapada compareçam. “Ou juntos lutaremos por uma Chapada sempre verde ou juntos derramaremos nossas lágrimas sobre suas cinzas”, concluiu Homero.

Por Adalício Neto / Jornal da Chapada