A comunidade católica de Ipirá, participou na manhã desta quinta-feira (31), uma missa solene da Igreja Matriz de Senhora Santana, que marcou a celebração de Corpus Christi. A celebração foi realizada pelos padres Gabriel Burani e Roquelino e contou com a participação de centenas de fiéis.

Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”.

O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.

Origem do Corpus Christi

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.

De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.

Comemorações no Brasil

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo.

Após o encerramento da missa, uma procissão percorreu a Praça Roberto Cintra com cânticos e louvores. Um tapete de flores, serragem e pó de café, símbolo da tradição do Corpus Christi foi construído desde a porta da igreja até a esquina da praça, local da trajetória da procissão. Para marcar a tradição, alguns moradores da praça também colocaram plantas ornamentais em frente a suas residências.

Caboronga Notícias