O Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil público para apurar as condições de conservação da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no bairro do Comércio, em Salvador. Considerada um dos principais pontos históricos da capital baiana, a igreja marca tradicionalmente o início da Lavagem do Bonfim, cortejo que tomou as ruas da cidade na quinta-feira, 15/1.
A instauração do inquérito foi publicada no Diário Oficial do MPF na quarta-feira, 14. No documento, o órgão informa que o imóvel apresenta alto grau de risco em relação ao seu estado de conservação. Segundo o texto, a basílica já foi vistoriada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pela Defesa Civil de Salvador, embora os resultados das inspeções não tenham sido detalhados.
A decisão, assinada pela procuradora da República Vanessa Gomes Previtera, estabelece o prazo de 20 dias para que a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia informe quais medidas serão adotadas para garantir a preservação do patrimônio histórico.
A reportagem entrou em contato com a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia para obter mais esclarecimentos, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.
Fonte: Tribuna da Bahia – Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia
















