Compete ao Ministério Público do Trabalho – MPT, fiscalizar o trabalho escravo
Arbitrariamente o governador da Bahia, na gestão do então secretário e educação, Jerônimo Rodrigues, decidiu em 2019 fechar um dos colégios estaduais em Baixa Grande, e assim foi desativado o Colégio Nuclear transferindo todos estudantes e professores para o Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet.
Na época, as sala dos professores e de informática foram desativadas para serem transformadas em salas de aula. Em 2023, com a implantação do tempo integral, quando estudantes ficam o dia todo no colégio, a unidade escolar vem se esforçando para atender o governo, mesmo sem ter condição alguma para isto.
Desta vez a biblioteca e o auditório foram desativados para a criação mais salas de aula. Com isso, estudantes estão sendo amontoados em salas improvisadas, com até 47 alunos, onde professores, estudantes e merendeiras estão desmaiando em pleno período de aula por causa do calor, muito trabalho, e outros problemas, os quais se pode classificar como ambiente em ‘situação análoga a trabalho escravo”.
Por: Ediomário Catureba