A seca que afeta diversas cidades baianas se intensificou e, até o momento, 61 municípios têm a situação de emergência por estiagem reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), mas o número pode aumentar. Cerca de 11 cidades na região de Irecê decretaram a situação e aguardam o reconhecimento por parte do Governo Federal.
São elas: América Dourada, Cafarnaum, Canarana, Ibititá, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí, Xique-Xique. Nos últimos dias, o Informe Baiano havia divulgado as dificuldades da falta de água na região de Irecê, com moradores relando perdas totais de safras e a morte de animais.
Outros 70 municípios devem formalizar o pedido de ajuda federal, segundo apuração do Informe Baiano. Vale destacar que a estiagem afeta cidades em Pernambuco e também no Piauí.
Com o reconhecimento da emergência, as prefeituras podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal.
No âmbito estadual, o Governo da Bahia tem adotado medidas paliativas como envio de carros-pipa para amenizar o problema. Em abril, uma ação mais abrangente deverá ser implementada, conforme apuração do IB. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve em Brasília com o ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, buscar resoluções para a problemática.
Informe Baiano